Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

30/11/2015 11:35 - INSTITUCIONAL

Expedição da Cidadania realiza mais de dois mil atendimentos na Bahia

A Expedição da Cidadania realizou mais de 2.100 atendimentos à população ribeirinha durante sua passagem pela Bahia nos dias 16 a 20 de novembro. A ação social promovida pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) contabilizou números expressivos na prestação de serviços essenciais aos cidadãos nas cidades de Paulo Afonso, Glória e Rodelas.

A Justiça Federal apreciou demandas de 31 pessoas no período. Já o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), atendeu a 150 solicitações de informações e pedidos de aposentadorias e benefícios previdenciários, além disso, realizou 14 perícias médicas, dentre outros procedimentos.

Entre os beneficiados está Rosineide Maria da Conceição, de 47 anos, cacique da aldeia Pancararé Rodelas. Ela procurou a Expedição da Cidadania para conseguir a aposentadoria por invalidez da sua irmã Francisca, de 45 anos, que sofre de transtornos mentais há três anos: “Só tenho a agradecer por esta beleza de serviço. Foi realizada a perícia médica da minha irmã, comprovando a situação dela. Estava tentando isso há mais de dois anos. Agora, tenho certeza que ela vai conseguir o benefício”, revelou.

Parceiro fundamental da Ajufe na realização da Expedição da Cidadania, o Exército Brasileiro atendeu a aproximadamente 250 pessoas, entre consultas médicas e doação de medicamentos. A organização não governamental ‘Voluntários do Sertão’ disponibilizou 600 consultas odontológicas nos cinco dias de realização da atividade social.

A emissão de documentos foi outro serviço muito procurado: a unidade móvel do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do estado da Bahia, que acompanhou a Expedição nas três cidades, emitiu 506 carteiras de identidade (1ª e 2ª vias) e 161 CPFs. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE/BA), por sua vez, expediu 154 carteiras de trabalho. O Tribunal Regional Eleitoral emitiu 126 títulos de eleitores, revisou 60, e realizou a transferência de 26 votantes.

O Ministério Público do Estado da Bahia contabilizou 97 ofícios de atendimentos, sendo 22 relacionados a retificações administrativas de documentos, como certidões de nascimento, casamento, óbito, e três solicitações e coletas para exames de DNA, e o restante, emissão de segunda via de documentos.

O projeto é realizado em parceria com diversas instituições públicas, entre elas o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, e visa levar o acesso a direitos dos cidadãos e os serviços essenciais a populações em situação de isolamento e pobreza na Bahia e em Pernambuco.

Com informações da Afuje

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações