Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

21/10/2015 08:18 - SJMG

Subseção Judiciária de São Sebastião do Paraíso conta com novas instalações

SJMG: Subseção Judiciária de São Sebastião do Paraíso conta com novas instalações

A Justiça Federal de São Sebastião do Paraíso, desde o início deste mês, está funcionando em novo espaço, com instalações mais amplas e adequadas que contemplam, inclusive, os critérios básicos de acessibilidade para atendimento de pessoas com deficiência. A solenidade de inauguração da nova sede do órgão foi realizada nesta terça-feira, dia 20 de outubro, sob a direcão do desembargador federal, Cândido Ribeiro - presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região - que dividiu o dispositivo de honra com o diretor do foro mineiro, juiz federal Miguel Angelo de Alvarenga Lopes; o diretor da Subseção Judiciária de São Sebastião do Paraíso, juiz federal Marcelo Eduardo Rossitto Bassetto; o representante do presidente da Câmara Municipal, vereador Walker Américo de Oliveira; o representante do prefeito da cidade, vereador Valdir do Prado; o juiz de direito diretor do foro da Comarca da cidade, Osvaldo Medeiros Néri; o representante do Ministério Público, Gustavo Henrique Oliveira, e o presidente da OAB/Seccional de São Sebastião do Paraíso, José Carlos de Almeida.

Depois de 10 anos funcionando em espaço acanhado, agora, a Subseção poderá oferecer à população da cidade e dos 14 municípios vizinhos jurisdicionados uma melhor estrutura de atendimento, com localização privilegiada, distribuída numa área de 1.538m², com amplo espaço para a secretaria, gabinetes, salas de audiências, central de perícias, setores administrativos, arquivo judicial, sala da OAB e garagem. “É mais um passo que nós damos no sentido de tornar definitiva a presença da Justiça Federal no sul de Minas; já instalamos Passos, São Sebastião, Pouso Alegre e mais recentemente Poços de Caldas. E agora as novas instalações de São Sebastião do Paraíso”, avaliou o presidente Cândido Ribeiro, para quem o evento se reveste de grande importância porque possibilitará prestar uma atividade jurisdicional com mais eficiência.

O diretor do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, Miguel Angelo, também comemorou a inauguração da nova sede. “Nós trabalhamos intensamente para que estas instalações estivessem totalmente equipadas no prazo previsto”, celebrou o magistrado. Ele destacou também a importância da parceria público-privada na concretização de mais essa conquista para o estado. “Passamos hoje a contar com mais uma sede de subseção judiciária instalada adequadamente em imóvel especialmente construído para abrigar a Justiça Federal. Este prédio é resultado de uma parceria bem sucedida entre a Justiça e a iniciativa privada. É uma sede maior e moderna que possibilitará uma prestação de serviço judiciário mais eficiente à população”, afirmou.

Na avaliação de Miguel Angelo, com a conclusão da instalação das novas varas e subseções em 2014 em Minas Gerais, o estado vive um novo ciclo de consolidação das subseções da Justiça Federal. Com 26 subseções judiciárias para administrar, os desafios da Seccional mineira são grandes. “O nosso objetivo e nosso planejamento é melhorar a infraestrutura física das nossas subseções e otimizar os escassos recursos humanos disponíveis. Exemplo disto é a inauguração deste prédio”, asseverou. “Buscamos constantemente cumprir a nossa missão de celeridade e de efetividade das decisões judiciais e para que isso se torne realidade precisamos estar perto dos cidadãos que utilizam nossos serviços; mais do que isso, precisamos estar preparados para prestar o serviço de qualidade a nossa população”.

Também o diretor da Subseção Judiciária de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Rossitto Bassetto, falou da importância da ocasião para todos que ansiavam por melhores condições estruturais de trabalho. “É um momento extremamente importante, e certamente foram muito esperadas as instalações em local adequado para o funcionamento da Justiça Federal”, explicou o magistrado. “Nós funcionávamos em local que não era adequado às atividades da Justiça; havia, inclusive, problemas de acessibilidade das pessoas até a sala de audiências e isso era bastante delicado (...). Então, este anseio de instalação em local que pudesse receber bem o jurisdicionado, em que houvesse acessibilidade, em que o julgamento pudesse ser feito numa sala de audiências acessível e com instalações adequadas a todo trabalho da Justiça Federal era antigo”, afirmou.

Bassetto agradeceu aos que colaboraram para transformar a nova sede em realidade e atribuiu à boa vontade dos servidores da Justiça, da OAB, do Ministério Público, da Diretoria do Foro de Minas Gerais e da Presidência do TRF1 o sucesso da conquista. “A boa vontade permite superar todos os obstáculos, dos mais difíceis que se nos apresentam; a boa vontade é o combustível que nos impõe a mudança, que nos impele a superar as dificuldades e essa boa vontade houve em todos os momentos”, disse.

E concluiu sua fala referindo-se a uma dívida de gratidão com a Diretoria do Foro e a Presidência do Tribunal. “Uma dívida de gratidão que nós pagaremos com o trabalho, pagaremos com dedicação (...), com empenho, boa vontade para contribuir para uma sociedade mais justa e mais solidária”.

Prestigiaram a solenidade, entre outras autoridades, o diretor-geral do TRF1, Carlos Frederico Maia Bezerra; o secretário-geral da Presidência do TRF1, Deyr Gomes Junior; o diretor da Secad/MG, Arnaldo Silva Mendes, além de servidores da Justiça Federal e convidados.

IM

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da Primeira Região


0 visualizações