Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

23/09/2015 11:21 - SJMG

Workshop sobre Perícias Criminais aprimora diálogo entre as unidades da Justiça Federal e da Polícia Federal em Minas Gerais

Nos dias 10 e 11 de setembro, onze juízes federais da Seção Judiciária de Minas Gerais (SJMG) participaram do “Workshop sobre Perícias Criminais”, na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Belo Horizonte/MG. O workshop, realizado por meio de parceria entre o Núcleo da Escola de Magistratura Federal da Primeira Região em Minas Gerais, a Diretoria do Foro da SJMG e a Superintendência da Polícia Federal de Minas Gerais, abordou aspectos técnicos das perícias criminais e seu efetivo aproveitamento nos processos penais.

Para ilustrar o arsenal de técnicas de perícia que se encontra à disposição dos juízes federais das varas criminais, a abertura do “Workshop sobre Perícias Criminais” foi marcada pela apresentação de uma reportagem televisiva sobre a Operação Lava Jato e por um breve pronunciamento do diretor do foro da SJMG, juiz federal Miguel Angelo de Alvarenga Lopes.

Ao abrir o evento, o diretor do foro agradeceu à Superintendência e à equipe técnico-científica da Polícia Federal pela parceria, que oportunizou o diálogo entre os órgãos e que possibilitou aos magistrados conhecerem melhor a perícia criminal federal. Aos juízes federais, o diretor do foro ressaltou que esse tipo de evento está inserido no contexto do Planejamento Estratégico para cumprimento das metas estabelecidas pelos órgãos superiores à Justiça Federal de 1º Grau em Minas Gerais (CNJ, CJF e TRF/1ª Região) - dentre as quais a aceleração de julgamentos de processos criminais. Ele também destacou que esse é o primeiro evento originado da parceria entre o Núcleo da Escola de Magistratura Federal em Minas Gerais e a Diretoria do Foro. “Pretendemos desenvolver cada vez mais eventos em parceria com a Esmaf e com órgãos externos, que nos auxiliam nos julgamentos” - disse o juiz federal.

O superintendente regional do Departamento de Polícia Federal em Minas Gerais, delegado da PF Sérgio Barboza Menezes, deu as boas-vindas aos participantes e enalteceu a iniciativa de aproximação entre as duas instituições, colocando o setor de perícias à disposição dos magistrados.

O curso abordou, entre outros temas, o aproveitamento da prova material produzida pela Perícia Federal e os diversos tipos de perícias: em audiovisual e em aparelhos eletrônicos; perícias contábeis e financeiras; de engenharia civil, com ênfase em fraudes em obras públicas; em crimes ambientais e minerários; em informática e em química forense. Os magistrados também visitaram os laboratórios do SETEC/MG - Setor Técnico-Científico da Polícia Federal em Minas Gerais.

Fonte: Ascom/SJMG (Editada pela Ascom/TRF1)

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações