Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

13/08/2015 10:03 - CORREIÇÃO

Solenidade marca início dos trabalhos de inspeção do CJF no TRF da 1ª Região

Foram iniciados nesta quarta-feira, dia 12 de agosto, os trabalhos da 3ª Inspeção Ordinária promovida pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), até o próximo dia 21, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), conforme previsto na Portaria CJF-POR-2015/00235. A inspeção realizada pelo CJF é um trabalho permanente e periódico que tem por objetivo fiscalizar, controlar e orientar os órgãos da Justiça Federal de 1º e 2º graus.

Durante a solenidade de abertura, o presidente do TRF1, desembargador federal Cândido Ribeiro, cumprimentou todos os presentes e colocou o Tribunal à disposição da equipe da Corregedoria-Geral da Justiça Federal, chefiada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Jorge Mussi. “Aqui estaremos à sua disposição e da sua equipe para o que for necessário para realização da correição que será encaminhada por Vossa Excelência”, declarou.

O presidente do TRF1 salientou que o trabalho realizado pelo CJF no Tribunal destina-se a identificar problemas e buscar soluções para uma melhor prestação jurisdicional, objetivo compartilhado também pelo TRF da 1ª Região, que trabalha diuturnamente para aperfeiçoar seus serviços.

Ao finalizar seu discurso, Cândido Ribeiro disse: “Estamos aqui de braços abertos, inclusive para as conclusões que a inspeção chegar a respeito do nosso funcionamento e para aquilo que precisaremos melhorar ou que eventualmente não tenhamos concluído no cumprimento da correição anterior”, afirmou o presidente.

A equipe da Corregedoria, que ficará instalada no espaço Orlando Gomes, do TRF1, será composta pelos desembargadores federais Marcello Ferreira de Souza Granado; Simone Schreiber; Nelton Agnaldo Moraes dos Santos; Ricardo Teixeira do Valle Pereira; Sebastião Ogê Muniz e Edilson Pereira Nobre Júnior; pelos juízes federais Kelly Cristina Oliveira Costa, Frederico José Pinto de Azevedo e Walter Nunes da Silva Júnior; e por servidores.

Em seu pronunciamento, o ministro corregedor Jorge Mussi observou que os trabalhos serão realizados sob a perspectiva de auxiliar o TRF1 a encontrar caminhos que o levem a resultados exitosos em questões que hoje se mostram, em alguns casos, deficitárias, como por exemplo o grande acervo processual que o Tribunal possui.

Para o magistrado, dois fatos poderão ajudar a amenizar os problemas hoje enfrentados pelo TRF1. “Gostaria de ressaltar dois projetos que já estão sendo implementados por este Tribunal e que por certo contribuirão, num futuro próximo, para a melhoria dos seus serviços: a construção da sua nova sede, prevista para ser inaugurada em 2018, e de forma ainda modesta a implantação do PJe, tal como concebido pelo Conselho Nacional de Justiça, desafiando as dificuldades tecnológicas dos rincões deste país”, destacou o ministro.

Compuseram a mesa de honra, além do presidente do TRF1 e do corregedor-geral da Justiça Federal, o corregedor regional da Justiça Federal da 1ª Região, desembargador federal Carlos Moreira Alves.

Estiveram presentes também ao evento os desembargadores federais Daniel Paes Ribeiro, João Batista Moreira, Souza Prudente, Maria do Carmo Cardoso, Mônica Sifuentes, Ney Bello, Marcos Augusto de Sousa, Gilda Sigmaringa Seixas e Hercules Fajoses; o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Antônio César Bochenek; os juízes federais em auxílio à Presidência, Antônio Oswaldo Scarpa e César Cintra Jatahy; o juiz federal convocado Cléberson José Rocha; o diretor-geral, Carlos Frederico Maia Bezerra, o secretário-geral da Presidência, Deyr Gomes Junior, e servidores.

LC

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações