Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

28/07/2015 20:11 - INSTITUCIONAL

Abertos os trabalhos de correição extraordinária promovida pelo CNJ no TRF da 1ª Região

INSTITUCIONAL: Abertos os trabalhos de correição extraordinária promovida pelo CNJ no TRF da 1ª Região

Tiveram início nesta terça-feira, dia 28, os trabalhos da correição extraordinária da Corregedoria Nacional de Justiça no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Em solenidade de abertura, a vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Neuza Alves, no exercício da Presidência, recepcionou a equipe do CNJ e cumprimentou os presentes. “É um prazer imenso estar aqui reunida com minha família do TRF1 para recepcionar a equipe da Corregedora Nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi, que vem realizar a correição extraordinária conforme anunciado na Portaria n. 09”, declarou.

“Nosso Tribunal está de portas abertas, pois entendemos a correição como sendo uma oportunidade de dar as mãos para que juntos possamos trilhar um caminho melhor”, ratificou a desembargadora.

Segundo Neuza Alves, a tônica do TRF da 1ª Região é dar o melhor de si, não apenas para alcançar as metas do CNJ mas também as próprias metas da instituição, traçadas dentro da autonomia do órgão. A magistrada encerrou sua fala colocando todo o corpo administrativo do Tribunal à disposição da equipe.

A inspeção tem previsão de duração de 30 dias, e, durante este período, os trabalhos forenses, além de os prazos processuais, não serão suspensos, devendo prosseguir regularmente.

A Corregedoria Nacional de Justiça atua na orientação, coordenação e execução de políticas públicas voltadas à atividade correcional e ao bom desempenho da atividade judiciária dos tribunais e juízos do País. O objetivo principal do órgão é alcançar maior efetividade na prestação jurisdicional, atuando com base nos seguintes princípios: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (art. 37 da Constituição Federal).

A equipe da Corregedoria ficará instalada no espaço Orlando Gomes, no edifício Sede I, e será coordenada pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina Júlio César Machado Ferreira de Melo. Em seu pronunciamento, o coordenador registrou que o CNJ está atento ao grande acervo de processos existente no TRF da 1ª Região, que a presença do grupo tem o objetivo de construir um projeto conjunto que dê solução ao problema e que possa ser replicado em outras regiões, com a chancela do TRF1. “O CNJ se propõe a fazer uma parceria com o TRF1 para que possamos encontrar uma solução. Não viemos buscar erros, mas construir uma solução viável para que, com os desembargadores desta Corte, principalmente com aqueles que estejam de coração aberto, a gente monte uma equipe, um projeto que dê certo”, disse o desembargador.

Também para a desembargadora federal do TRF da 2ª Região Salete Maria Polita Maccalóz, que integra a equipe do CNJ, o período em que será realizada a correição é o momento ideal para buscar soluções e resolver definitivamente dificuldades provenientes do acúmulo de processos nos gabinetes. “Essa correição tem o desafio de ser um trabalho conjunto, e os desembargadores que estão com o acervo grande poderão sugerir como solucionar esse problema”, afirmou.

Estiveram presentes ao evento a desembargadora auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Márcia Maria Milanez, que também compõe a equipe que vai inspecionar o Tribunal até o dia 26 de agosto, além de os desembargadores federais I’talo Mendes, Daniel Paes Ribeiro, Ney Bello, Candido Moraes e Marcos Augusto de Sousa; dos juízes federais em auxílio à Presidência, Antônio Oswaldo Scarpa e César Cintra Jatahy Fonseca, os juízes federais em auxílio à Corregedoria, David Wilson de Abreu Pardo e Rodrigo Navarro de Oliveira; os juízes federais convocados, Carlos Augusto Pires Brandão e Renato Martins Prates; o diretor-geral, Carlos Frederico Maia Bezerra, o secretário-geral da Presidência, Deyr Gomes Junior e servidores.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações