Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

30/06/2015 11:11 - CONCILIAÇÃO

I Curso de Formação de Instrutores em Conciliação da Justiça Federal da 1ª Região tem início em Brasília

CONCILIAÇÃO: I Curso de Formação de Instrutores em Conciliação da Justiça Federal da 1ª Região tem início em Brasília

“Conciliando a gente se entende”. Esse é o lema do I Curso de Formação de Instrutores em Conciliação da Justiça Federal da 1ª Região, que teve início nesta segunda-feira, dia 29 de junho, e vai até o dia 03 de julho, e é destinado a magistrados e servidores que atuam na conciliação. O curso tem como objetivo que os discentes vivenciem técnicas e procedimentos da conciliação a fim de, progressivamente, incorporarem essas competências na sua atuação cotidiana.

Entre os temas a serem abordados, durante o curso, estão Escopo da Conciliação nos Juizados Especiais Federais e em Varas Cíveis; Âmbito de Atuação do Conciliador; Cultura da Paz e Política Pública de Acesso à Justiça; Premissas Conceituais da Autocomposição; Moderna Teoria do Conflito; e Teoria de Negociação.

A solenidade de abertura, que aconteceu no auditório da Seção Judiciária do Distrito Federal, foi realizada pela coordenadora-geral do Sistema de Conciliação da 1ª Região, desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso que saudou os representantes das seccionais presentes. “É um dos grandes desafios do Judiciário a prestação jurisdicional célere”, afirmou. A magistrada registrou o quanto é importante formar conciliadores voltados às necessidades da Justiça Federal e desejou que o curso sirva para a disseminação dessa cultura e para a formação de conciliadores em toda a Primeira Região da Justiça Federal. “A missão dos participantes deste curso é multiplicar a quantidade de conciliadores na Primeira Região da justiça Federal. Parabenizo o coordenador científico do curso, juiz federal André Prado, pelo empenho na realização deste treinamento”, frisou a desembargadora.

O curso foi organizado por profissionais do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho da Justiça Federal, com o apoio da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e da Associação dos Juízes Federais da 1ª Região. “Estamos virando a página”, disse o juiz federal André Prado ao se manifestar na abertura do curso. De acordo com ele, o curso é um passo importante no estabelecimento de condições para que a conciliação alcance todos os rincões da 1ª Região. E acrescentou: “A solução dos conflitos é patrimônio do povo, e é preciso criar condições para que aconteça da melhor maneira possível”.

O presidente da Ajufe, juiz federal Antônio César Bochenek, disse que “a Ajufe tem por princípio trabalhar pela melhoria da prestação jurisdicional. Parabenizo os responsáveis pela realização do curso. A conciliação, no âmbito da Justiça Federal, cresce como forma de solução de conflitos. E a Ajufe apoia a iniciativa”, ressaltou.

Compuseram, também, a mesa principal de abertura do evento, juntamente com a coordenadora-geral do Sistema de Conciliação da 1ª Região, o presidente da Ajufe e o coordenador científico do curso, o vice-diretor do foro da Seção Judiciária do Distrito Federal, em exercício da Presidência, Ricardo Augusto Soares, e o presidente da Associação dos Juízes Federais da 1ª Região, Newton Pereira Ramos Neto.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações