Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

19/06/2015 10:31 - INSTITUCIONAL

Seção Judiciária de Minas Gerais realiza seminário sobre sustentabilidade

INSTITUCIONAL: Seção Judiciária de Minas Gerais realiza seminário sobre sustentabilidade

No dia 15 de junho, foi realizado o II Seminário sobre Sustentabilidade na Seção Judiciária de Minas Gerais (SJMG) - uma iniciativa da Comissão Permanente de Sustentabilidade Ambiental. As subseções judiciárias mineiras acompanharam o evento por meio de videoconferência.

A mesa de autoridades, formada durante a abertura do Seminário, foi composta pelo diretor do foro da SJMG, juiz federal Miguel Angelo de Alvarenga Lopes; pelo desembargador federal da 4ª Região Vladimir Passos de Freitas; pelo presidente da Comissão Permanente de Sustentabilidade Ambiental da SJMG, juiz federal Carlos Geraldo Teixeira, e pelo presidente da Associação dos Juízes Federais de Minas Gerais (Ajufemg), juiz federal Ricardo Machado Rabelo.

O diretor do foro, Miguel Angelo, deu as boas-vindas aos presentes e fez alguns agradecimentos: ao desembargador federal Vladimir Passos, pela disponibilidade em participar do evento, “brindando-nos com seu notável conhecimento sobre o tema da sustentabilidade”; ao presidente da Ajufemg, Ricardo Machado Rabelo, “pelo usual apoio às iniciativas da Direção do Foro”; ao juiz federal Carlos Geraldo, “pela brilhante gestão à frente da Comissão de Sustentabilidade Ambiental”, e aos alunos do Instituto da Criança pela presença no evento.

Durante sua fala, o juiz federal Carlos Geraldo Teixeira esclareceu que “as ações de sustentabilidade nos órgãos públicos, sobretudo nos órgãos do Poder Judiciário, ganharam força em março deste ano quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) institucionalizou a formação das comissões de sustentabilidade e elaborou um plano logístico sustentável”. “Com isso” - afirmou o magistrado - “inauguramos uma nova fase: partimos das legislações, das boas intenções, das convenções internacionais e começamos a dar passos para materializar o princípio da sustentabilidade”.

Em seguida, alunos e professoras do Instituto da Criança apresentaram um projeto desenvolvido pela escola cujo objetivo é promover a conscientização ambiental. As crianças deram dicas de sustentabilidade e mostraram um sabão produzido com óleo de cozinha usado - trabalho realizado por elas.

O desembargador federal da 4ª Região e professor de Direito Ambiental da graduação e da pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Vladimir Passos de Freitas, proferiu a palestra “Sustentabilidade na Justiça, entre o Dever e o Prazer”. O desembargador federal Vladimir é autor do livro “Direito Administrativo e Meio Ambiente”.

A última palestra foi apresentada pelo assistente comercial da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Givanildo Cruz, que discorreu sobre o tema “Educação para o Consumo de Água".

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações