Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

17/06/2015 08:17 - INSTITUCIONAL

Iniciado 1º Encontro das áreas de bem-estar social das seccionais e do Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Teve início na manhã desta terça-feira, dia 16, e vai até o dia 18, o 1º Encontro das Áreas de Bem-Estar Social das Seccionais e do Tribunal Regional Federal da 1ª Região com o objetivo de possibilitar a melhoria contínua, a otimização e a modernização dos procedimentos e dos métodos de trabalho das áreas de bem-estar social visando ao aperfeiçoamento dos serviços prestados aos beneficiários.

Ao abrir o evento, o diretor-geral da Secretaria, Carlos Frederico Maia Bezerra, disse que esse é o primeiro encontro da área de benefícios sociais e que a maior importância do evento está em possibilitar a troca de experiências e de informações dos supervisores das seções de bem-estar social das seccionais com os diretores e servidores da Secretaria de Bem-Estar Social (Secbe) do Tribunal e de suas divisões, com o intuito de melhorar os serviços prestados.

Satisfeito com a presença de representantes de cada uma das 14 seções judiciárias da 1ª Região da Justiça Federal, Frederico frisou que “o presidente gostaria de estar presente, porque a manutenção e o aperfeiçoamento do Programa de Assistência Social aos Magistrados e Servidores está entre as metas da sua gestão” e acrescentou que “a Administração está empenhada para que o programa continue sendo o sucesso que sempre foi”.

Na ocasião, o dirigente parabenizou a diretora da Secbe, Ionice de Paula Ribeiro, pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo como gestora do programa, a fim de que o Pro-Social tenha a credibilidade que sempre teve. “Saneamos problemas de fluxo de caixa e estamos conseguindo atingir metas”, asseverou Frederico.

O diretor-geral falou, ainda, que “as seccionais têm o apoio do Tribunal para aperfeiçoarem as áreas de bem-estar social”. Enfatizou que há um canal aberto entre a Diretoria-Geral e as seccionais para que estas mostrem suas dificuldades com o propósito de melhorar os serviços oferecidos.

A diretora da Secbe, Ionice de Paula Ribeiro, deu boas-vindas a todos e expressou o desejo de, no período em que estiverem juntos, aliar necessidades e ideias mútuas, procurando conduzir ao aperfeiçoamento do relacionamento entre os órgãos envolvidos. “Dificuldades comuns a todos vamos encontrar neste espaço. Hoje, lamentavelmente, o Pro-Social cuida de doença e não de saúde. As pessoas que nos procuram, tanto no Tribunal como nas seccionais, vêm na esperança de encontrar uma solução para o momento mais difícil da vida. A expectativa de todos, aqui, é procurar apoio, no grupo, para lidar com essas situações também”, esclareceu Ionice Ribeiro. Para ela, que se preocupa com as questões que envolvem graves doenças em servidores e familiares, o encontro é importante para ampliar os horizontes de quem gerencia esses problemas.

A Secbe convidou, especialmente para proferir a primeira palestra “Novas Metodologias de Trabalho e seu Impacto na Gestão”, a doutoranda em Psicologia da Educação na Universidade do Minho, em Portugal, e mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Minas Gerais, Edina Bonsucesso, que é formada em psicologia. “Esta é a oportunidade de mergulhar nos conflitos e de encontrar soluções para eles. Vamos ver o que fazer com a realidade das áreas de cada um”, esclareceu a palestrante.

Realista, ela falou sobre os problemas que acontecem na área pública, nos seus limitadores típicos, característicos, e em como lidar com isso de uma forma produtiva.

De acordo com Edina, “A reflexão tem uma capacidade de melhorar a qualidade de vida. Nunca vi um mecanismo mais forte, mais efetivo. Quando a gente para e pensa em conjunto, vê outros pontos de vista, percebe que nunca havia pensado por aquele ângulo, que pode ser, extremamente, útil”, argumentou. Ao final do evento, assegurou que cada um levará, de volta, um repertório diferenciado, pois é um grande momento de trocar percepções e, especialmente, de ouvir o que o outro tem a dizer.

A supervisora da Seção de Benefícios na Seção Judiciária de Mato Grosso, Estânia Almeida, disse que a troca de experiências é muito importante. “Creio que vou levar muitas ideias daqui para serem colocadas em prática no Mato Grosso. Estamos compartilhando soluções, e isso é que vai fazer toda a diferença”, afirmou.

Para a supervisora da Seção de Benefícios na Seção Judiciária do Piauí, Socorrita Rufino, é uma oportunidade de rever o que está sendo feito, em cada órgão, e aprender mais, e melhorar as práticas nas seccionais. “A gente espera sair daqui renovada”, finalizou.

Também o supervisor da Seção de Benefícios na Seção judiciária de Rondônia, José Edimilson da Silva, demonstrou satisfação pela realização do encontro porque, segundo ele, os supervisores sentiam necessidade de uma integração maior com a Secretaria do Bem-Estar Social do Tribunal. “Importante a gente ter uma interação, ainda maior, e, quem sabe, padronizar o trabalho dos órgãos envolvidos em toda a Primeira Região e, com isso, aprimorar e trazer um resultado positivo para o beneficiário do programa; afinal, este é o nosso objetivo maior: atender bem esse beneficiário”, admitiu. “Trocar experiências, ver o que os outros estão fazendo para que a gente possa tirar proveito do que é bom e, em contrapartida, levar a todos a nossa experiência, que também pode ajudá-los nas suas seções, é o ideal”, registrou Edimilson.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações