Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

04/05/2015 10:15 - CURSO

Novos magistrados encerram etapa teórica do curso de formação inicial

CURSO: Novos magistrados encerram etapa teórica do curso de formação inicial

Nesta quinta-feira, dia 30 de abril, foi encerrada a etapa teórica do curso de formação dos 56 novos juízes federais substitutos provenientes do XV Concurso do TRF da 1ª Região com a realização de solenidade realizada na sede da Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf), em Brasília.

A mesa solene foi composta pelo diretor da Esmaf, desembargador federal João Batista Moreira, pelo desembargador federal Marcos Augusto de Sousa e pela coordenadora do Curso de formação inicial, juíza federal Vânila Cardoso Moraes.

O desembargador João Batista Moreira, no uso da palavra, disse aos novos juízes federais que, apesar de o curso de formação ainda não tenha terminado, este seria o momento certo para passar uma mensagem aos novos integrantes da Justiça Federal da 1ª Região: “Os senhores como juízes são independentes, criativos e terão a cada dia casos individuais e peculiares, nenhum parecido com o outro, de modo que os senhores ouviram aqui as lições, mas terão que usar essas lições apenas como ingredientes para solução de cada caso lá em suas respectivas varas”, frisou o desembargador.

Em seguida, a coordenadora do curso de formação dos novos magistrados, juíza federal Vânila Cardoso Moraes, destacou que a aplicação do Direito é o fator preponderante no desenvolvimento do curso: “O curso teve a finalidade prática aplicada. Então, a teoria, na verdade, não foi só uma teoria, nós trouxemos essa teoria para a prática visando o dia a dia dos juízes”, disse a coordenadora.

O juiz federal substituto Cristiano Silva, um dos integrantes do curso, fez uma avaliação positiva da parte teórica ministrada durante a formação inicial: “O curso teve a capacidade de trazer para nós, juízes federais substitutos iniciantes, vasto conhecimento teórico sobre diversos temas que envolvem a atuação da Justiça Federal, destacando, inclusive, o aspecto humanístico da atuação do juiz, com um módulo excelente sobre ética”.

Depois de encerrada a solenidade, o desembargador João Batista Moreira realizou o descerramento da placa em que estão gravados os nomes dos juízes federais substitutos oriundos do XV Concurso.

Na próxima segunda-feira, dia 04 de maio, os magistrados iniciarão o último módulo - prática jurisdicional preparatória. Nesta etapa final, que se estenderá até o dia 29 de maio, os juízes serão divididos em cinco grupos e se deslocaram para as seccionais da Bahia, do Distrito Federal, de Goiás, de Minas Gerais e do Pará, onde participarão do julgamento de processos em varas cíveis, criminais, de execução fiscal e juizados especiais federais.


Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações