Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

08/04/2015 20:30 - INSTITUCIONAL

Comitê Institucional de Planejamento Estratégico do TRF1 define propostas para 2015/2016

INSTITUCIONAL: Comitê Institucional de Planejamento Estratégico do TRF1 define propostas para 2015/2016

O Comitê Institucional do Planejamento Estratégico do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (Cipe-TRF1) se reuniu nesta quarta-feira, dia 8, para discutir e aprovar projetos e ações que poderão compor o Plano de Ação 2015/2016 do Tribunal. Trata-se da organização dos principais projetos em andamento ou que ainda serão iniciados, nas áreas administrativa e judicial, visando cumprir os objetivos estratégicos definidos pela Justiça Federal no Planejamento Estratégico da JF para o período de 2015 a 2020 (Planej 2015-2020).

Durante o encontro, que reuniu 17 dirigentes na Diretoria-Geral da Secretaria (Diges) do TRF1, entre eles o diretor-geral, Carlos Frederico Maia Bezerra, que abriu os trabalhos, foram discutidas mais de 20 iniciativas propostas pelas secretarias, que se enquadram nos parâmetros estipulados pelo Planej e que, portanto, serão executadas à luz do Planejamento Estratégico em 2015 e 2016. “Nós dividimos o ciclo total do Planej, que é de seis anos, nesse período menor porque precisamos fazer entregas mais rápidas, e as gestões dos tribunais são de dois anos. Assim, podemos cumprir o plano de ação de forma mais efetiva”, afirmou a diretora da Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação (Secge), Wânia Marítiça, fez a exposição dos projetos.

Entre os projetos aprovados pelo grupo estão o plano de gestão das obras da nova sede do Tribunal, que tem previsão de entrega em 2019; o aprimoramento e a expansão do Processo Judicial Eletrônico (PJe); a implantação das Câmaras Regionais Previdenciárias de Minas Gerais e da Bahia, para reforçar o julgamento de processos previdenciários do TRF1 por meio de unidades regionais; a criação de unidades avançadas de atendimento da Justiça Federal em pequenas cidades onde não há varas federais e o desenvolvimento de um projeto padrão para a construção de novas sedes das subseções judiciárias da 1ª Região, como forma de uniformizar os empreendimentos, reduzir custos e garantir o cumprimento de prazos.

Os projetos vão ao encontro dos macrodesafios constantes no Planej 2015-2020, como a “garantia dos direitos de cidadania”, a “celeridade e produtividade na prestação jurisdicional”, o “aperfeiçoamento na gestão de custos” e a “instituição da governança judiciária”. Iniciativas relacionadasa às áreas de Recursos Humanos, de Tecnologia da Informação, de orçamento, de sustentabilidade socioambiental e de qualidade de vida do público interno também foram aprovadas pelo comitê.

“Essa seleção de projetos é essencial. Nós temos escassez de recursos financeiros e humanos e se não tivermos planejamento para minimizar essas dificuldades, a gente não anda, não tem uma direção”, declarou o diretor-geral, Carlos Frederico Maia Bezerra. “Daí a importância de as unidades estarem integradas nesse planejamento e, diante disso, a Administração pode priorizar aquilo que considera fundamental para atingir seus objetivos”, completou.

As propostas serão apreciadas pelo Comitê de Gestão Estratégica Regional da 1ª Região (CGER-TRF1), composto pelo presidente do Tribunal, desembargador federal Cândido Ribeiro, pelo diretor-geral e por desembargadores e juízes federais da 1ª Região. Em seguida, as iniciativas vão ser apresentadas ao comitê gestor de estratégia do Conselho da Justiça Federal (Cogest-CJF), responsável por inserir os projetos no portfólio do Plano de Ação 2015-2020.

Entenda o Planej

O Planejamento Estratégico da Justiça Federal para 2015-2020 foi construído pelo CJF com a participação dos cinco TRFs do País e consolidado pela Resolução 313/2014 do Conselho. O plano lista 11 macrodesafios, cada um composto por objetivos estratégicos que devem ser buscados pelos Tribunais nos próximos anos. No âmbito do TRF da 1ª Região, o Planejamento Estratégico atrelado ao Planej 2015-2020 da Justiça Federal foi instituído pela Resolução Presi 29/2014, alterada pela Resolução Presi 8/2015.

RC

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações