Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

27/03/2015 17:25 - INSTITUCIONAL

Subseção Judiciária de Guanambi/BA e INSS implantam sistema permanente de conciliação nas demandas previdenciárias do JEF Adjunto

INSTITUCIONAL: Subseção Judiciária de Guanambi/BA e INSS implantam sistema permanente de conciliação nas demandas previdenciárias do JEF Adjunto

Na primeira semana de funcionamento do sistema permanente de conciliação implantado pela Subseção Judiciária de Guanambi, na Bahia, em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), foram designadas 200 audiências para quatro dias de trabalho (50 por dia). No período, houve o alcance do índice de 51,61% de acordos homologados - 96 acordos nos 186 processos em que houve comparecimento da parte autora à audiência.

O sistema consiste na marcação, já na distribuição do feito, de audiência de conciliação, instrução e julgamento desmembrada em duas fases, realizadas em salas distintas, mas no mesmo dia: a) conciliação, conduzida por servidor da Justiça Federal - conciliador -, sob a supervisão do juiz federal, na presença de preposto do INSS e b) instrução e julgamento, conduzida pelo próprio juiz federal, na presença de procurador federal, caso não tenha havido acordo na fase de conciliação.

A fase de conciliação tem início às 8h e prossegue até as 12h, com intervalo de cinco minutos entre as audiências, marcadas em um total de 50 por dia.

Já a fase de instrução, necessária apenas nos processos em que não tenha havido acordo na fase anterior, é realizada em sala diversa no mesmo dia, de 9h às 12h, retornando a partir das 13h até o encerramento da pauta, que segue a mesma ordem cronológica da fase de conciliação.

A parte autora e seu advogado dirigem-se à sala de conciliação, onde é feita uma tentativa de acordo com a presença de um servidor do INSS (preposto), com a mediação de servidor da Justiça Federal. Havendo êxito, o acordo é formalizado e submetido à homologação do juiz federal. Frustrada esta tentativa, a parte e seu defensor seguem para a sala de audiências, onde são realizadas a instrução e o julgamento do processo pelo magistrado federal, com a presença de procurador federal do INSS.

Nos primeiros quatro dias de trabalho os índices estatísticos gerais foram de 96 acordos (51,61%), 58 sentenças de improcedência (31,18%), 22 sentenças de procedência/parcial procedência (11,82%) e 10 decisões/despachos/conclusão para sentença em gabinete (5,37%), em um total de 186 audiências de conciliação e/ou instrução e julgamento efetivamente realizadas - das 200 marcadas para o período.

Segundo o juiz federal Diogo Souza Santa Cecília, da Subseção Judiciária de Guanambi, o sistema adotado em parceria com o INSS permite praticamente dobrar o número de audiências realizadas por dia na Subseção (de 25 a 30 para 50 por dia), com o dispêndio do mesmo número de horas/dia que já eram gastos anteriormente para tal finalidade. Por consequência, ao promover a concentração de atos e a imediata resolução de grande número de casos, proporciona melhorias em todos os aspectos da prestação jurisdicional, garantindo celeridade, eficiência e aumento no grau de satisfação do jurisdicionado e de todos aqueles que participam do processo.

O magistrado credita o êxito da iniciativa ao empenho e participação de todos os servidores, estagiários e prestadores de serviços da Subseção Judiciária de Guanambi, bem como aos prepostos, procuradores e procuradora chefe do INSS, todos engajados na implementação desse sistema e convictos de suas vantagens para ambas as instituições e para os jurisdicionados/segurados de uma maneira geral.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações