Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

20/03/2015 06:30 - INSTITUCIONAL

Comitê Institucional de Planejamento Estratégico da SJMG inicia atividades

INSTITUCIONAL: Comitê Institucional de Planejamento Estratégico da SJMG inicia atividades

Já está em atividade, na Seção Judiciária de Minas Gerais (SJMG), o Comitê Institucional de Planejamento Estratégico (CIPE), que tem por objetivo estudar, avaliar e propor ao Comitê de Gestão Estratégica Regional da Justiça Federal da 1ª Região (sediado no TRF1) as políticas, diretrizes, recomendações, planos, iniciativas e metas relacionadas ao Planejamento Estratégico da Justiça Federal para o período 2015-2020 (PLANEJ 2015-2020).

Instituído pelo diretor do foro da Justiça Federal de Minas Gerais, juiz federal Miguel Angelo de Alvarenga Lopes, por meio da Portaria Diref nº 2, de 7 de janeiro de 2015, o Comitê teve sua primeira reunião no dia 27 de fevereiro com a presença dos seus quinze membros efetivos.

Durante a reunião, presidida pelo diretor do foro, os integrantes do Comitê discutiram como será feito o desdobramento das metas constantes do Plano Estratégico da Justiça Federal (PEJF), estabelecido pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) e adotado integralmente pela Primeira Região.

Foram estudados, detalhadamente, todos os elementos do PEJF, tais como as perspectivas, os macrodesafios, os objetivos estratégicos, os indicadores a serem utilizados e as metas a serem alcançadas.

Os membros do CIPE apresentaram sugestões sobre a consecução dos objetivos estratégicos na Seccional de Minas Gerais.

O diretor do foro discorreu sobre a implantação de comissões temáticas, formadas por juízes federais e servidores de diversas seções administrativas e varas. “Na estrutura hierarquizada dos órgãos públicos, o trabalho é comandado de forma vertical, sendo os projetos executados também dessa maneira. Quando se criam comissões, o trabalho passa a ser exercido de forma horizontal; assim, não há o engessamento provocado pela hierarquia. Isso traz um ganho de eficiência na elaboração dos projetos a serem desenvolvidos pela Seção Judiciária”.

Hoje, funcionam na seccional mineira comissões que cuidam de temas cruciais para a gestão administrativa da Seção Judiciária de Minas Gerais: a Comissão Avaliação e Gestão Documental da Sede da Justiça Federal de Minas Gerais; a Comissão de Acervo Jurídico da SJMG; a Comissão de Acessibilidade; a Comissão de Implementação e Desenvolvimento do Centro de Referência da Memória da Justiça Federal na Seção Judiciária de Minas Gerais; a Comissão Permanente de Sustentabilidade Ambiental e o Comitê de Planejamento Estratégico.

Todos esses grupos estão alinhados aos objetivos e metas do Planejamento Estratégico da Justiça Federal. O trabalho feito em relação à memória institucional, por exemplo, está inserido na estratégia de Gestão Documental da Primeira Região, que pertence ao Plano Estratégico 2015-20120.

Segundo o diretor do foro, essa forma horizontal de se trabalhar, por meio de comissões, também é uma estratégia de comunicação, pois facilita os fluxos de informação entre os vários setores do órgão.

Durante a primeira reunião do CIPE, foram acordadas as primeiras atividades destinadas a promover o envolvimento de juízes, servidores e colaboradores em relação ao Planejamento Estratégico da Justiça Federal. Na próxima reunião, marcada para o dia 26 de março, serão apresentados os projetos setoriais de desdobramento das metas do PLANEJ 2015-2020.


Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações