Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

05/03/2015 06:40 - INSTITUCIONAL

Seção Judiciária de Minas Gerais recebe novos magistrados para módulo prático do Curso de Formação Inicial

Seção Judiciária de Minas Gerais recebe novos magistrados para módulo prático do Curso de Formação Inicial

Sete novos juízes federais substitutos que participam do Módulo VIII - Prática I do II Curso de Formação Inicial de Novos Magistrados, promovido pela Escola de Magistratura Federal (Esmaf), foram recebidos na última segunda-feira, dia 2 de março, pelo diretor do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais (SJMG), juiz federal Miguel Angelo Lopes Alvarenga, durante solenidade ocorrida na sede da seccional mineira.

Oriundos do 15º concurso para provimento do cargo de juiz federal substituto promovido pelo TRF da 1ª Região e empossados no dia 29 de janeiro, os juízes federais substitutos Bernardo Tinoco Lima Horta, Felipe Eugênio de Almeida Aguiar, Francisco Antonio de Moura Junior, Lucilio Linhares Perdigão de Morais, Rafael Ângelo Slomp, Rodrigo Gonçalves de Souza e William Ken Aoki foram a Belo Horizonte para vivenciar o dia a dia da Seção Judiciária de Minas Gerais durante todo o mês de março.

O diretor do foro agradeceu ao coordenador do módulo, juiz federal Guilherme Doehler; aos juízes das varas criminais e suas equipes - que se dispuseram a receber os novos magistrados, separar e preparar os processos -; e aos colaboradores junto à Esmaf, juízes federais Vânila Moraes e Marco Antônio Guimarães. Afirmou que sua expectativa em relação ao programa de formação é a de que “a colaboração da Seção Judiciária de Minas Gerais seja realmente importante para o futuro da carreira desses juízes, uma vez que a seccional oferece ambiente propício à completa prática da magistratura, pela diversidade de situações”.

A Administração da SJMG preparou um gabinete coletivo com computador e outros equipamentos para reuniões e trabalhos dos novos magistrados.

Para o juiz federal substituto Bernardo Tinoco Lima Horta, um dos participantes do módulo prático, o curso está sendo fundamental para a formação do grupo. “Todo esse aprendizado será importantíssimo para o exercício da função. Esperamos contribuir muito para o país e para a Justiça Federal”, afirmou.

Módulo prático

O coordenador técnico do Módulo VIII, juiz federal Guilherme Doehler, explicou como será a dinâmica da ambientação. Segundo ele, esta parte do curso visa mostrar o cotidiano da Justiça Federal, por meio da vivência dos novos magistrados em varas previamente selecionadas. Eles permanecerão por uma semana em cada unidade, exercendo atividades jurisdicionais do dia a dia, elaborando despachos, decisões e sentenças. Na primeira semana, ficarão em varas de matéria criminal; na segunda, em varas de matéria cível; na terceira, em varas de Juizado Especial Federal e, na quarta semana, nas varas de execução fiscal. Também serão realizadas visitas paralelas às Turmas Recursais, ao Núcleo de Conciliação e à área administrativa da Justiça Federal, para que os magistrados tenham uma visão geral e possam dar início aos trabalhos.

O coordenador Guilherme Doehler agradeceu à Diretoria do Foro da SJMG, aos magistrados, e, ainda, à diretora do Núcleo de Administração de Serviços Gerais, Márcia Dias Pereira, pelo apoio à execução do módulo prático da ambientação dos novos magistrados.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/SJMG


Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1.ª Região


0 visualizações