Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

03/03/2015 20:12 - INSTITUCIONAL

Magistrados e servidores da 1ª Região recebem treinamento para utilizar o Sistema de Agendamento de Videoconferência

Magistrados e servidores da 1ª Região recebem treinamento para utilizar o Sistema de Agendamento de Videoconferência

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região é o segundo, dos cinco TRFs do país, a iniciar o treinamento de juízes federais, diretores e servidores de seções e subseções judiciárias para utilização do Sistema de Agendamento de Videoconferência (SAV), que agilizará a marcação das videoconferências.

O juiz federal em auxílio à Corregedoria Regional da 1ª Região (Coger), Marcelo Albernaz, abriu o curso, nesta terça-feira, dia 3, e desejou a todos, em nome do corregedor regional, desembargador federal Carlos Moreira Alves, um excelente e produtivo treinamento, agradecendo ainda aos representantes do Conselho da Justiça Federal (CJF) a condução do projeto. “É muito bom que o Conselho da Justiça Federal esteja conduzindo este projeto. O Sistema de Agendamento de Videoconferência tornará a marcação delas mais simples e rápida, o que facilitará, e muito, o trabalho nas varas federais”, disse o magistrado.

Cada juízo disponibilizará, no sistema, datas e horários e, a cada marcação, o sistema fechará aquela disponibilidade. Simultaneamente, irá mostrar quais são as outras disponibilidades, de modo a atender os interesses de todos. Após a fase de testes, o sistema estará disponível para toda a Justiça Federal. “Vamos torcer para que o sistema esteja em condições de ser homologado, para que a fase de testes seja exitosa, e para que possa ser disponibilizado para todas as varas federais do país o mais rápido possível”, disse o juiz Marcelo Albernaz aos participantes do treinamento, entre os quais, os juízes federais da 2ª Vara da Subseção Judiciária de Feira de Santana/BA, Eudóxio Cêspedes Paes; da 11ª Vara da Seção Judiciária de Minas Gerais, Jorge Gustavo Serra de Macedo Costa; da Vara Única da subseção judiciária da Parnaíba/PI, José Gutemberg de Barros Filho; e da 4ª Vara da Seção Judiciária do Tocantins, Pedro Felipe de Oliveira Santos.

O assessor especial da Corregedoria-Geral da Justiça Federal, que está ministrando o curso, Divailton Teixeira Machado, disse que o primeiro treinamento do SAV foi realizado na 2ª Região da Justiça Federal, em setembro do ano passado. E, seguindo o cronograma, agora na 1ª Região. Está previsto para ser realizado o treinamento na 5ª Região (dia 5), na 4ª Região (dia 10), e na 3ª Região (dia 12). Logo após, segundo ele, será aberto o período de testes do sistema. “Na 2ª Região treinamos 12 pessoas, que já estão usando o sistema; mas temos um escopo muito restrito porque como, até então, só eles foram treinados, só podem marcar agendamento entre si. À medida que as outras regiões forem sendo treinadas, esse grupo aumentará”. Ele explicou que, depois dessa fase, será aberto um período de avaliação, que deverá durar de 20 a 30 dias, tempo em que poderão propor melhorias no sistema.

A previsão de Machado é a de que, a partir do momento em que os participantes - somando 25 juízes (cinco juízes por cada região) e, também, diretores de secretarias e servidores, o que totalizará mais de 50 usuários - tiverem recebido o treinamento, começará o período de avaliação. “Eles terão um prazo para utilizar o sistema e avaliar se precisa de melhorias ou não para que, posteriormente, possa ser liberado para toda a Justiça Federal do Brasil”. A ideia, explicou, é fazer dos treinandos multiplicadores para as demais seções e subseções judiciárias. “A gente espera que, ainda no primeiro semestre, o sistema esteja operacional”, finalizou.

Já o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin), Marcos Barbosa Andrade, explicou que se trata de um sistema Web que não depende de nenhuma instalação local na região. Basta, apenas, o acesso ao SAV, que está instalado no CJF. Terminada essa fase de treinamento e, depois de sugeridas alterações - se houver - e essas serem implementadas, deverá ser preparado cronograma para treinamento de todos os usuários. “Este sistema vai organizar as videoconferências na 1ª Região e nacionalmente”, disse. E garantiu que “estamos preparados para o uso do novo sistema. Para entrar em funcionamento, não depende de fazermos mais nenhum ajuste”, concluiu o dirigente.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações