Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

15/12/2014 06:40 - INSTITUCIONAL

Esmaf promove videoconferência para tratar do curso de formação dos novos juízes federais substitutos

Esmaf promove videoconferência para tratar do curso de formação dos novos juízes federais substitutos

A Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf) promoveu reunião, por meio de videoconferência, na última sexta-feira, 12 de dezembro, para tratar de questões relativas à elaboração do II Curso de Formação Inicial dos Juízes Federais Substitutos, os quais foram aprovados no XV Concurso do TRF da 1ª Região.

A reunião teve por objetivo dialogar e trocar ideias com os coordenadores dos módulos do curso, além de colher sugestões e dissipar dúvidas dos magistrados acerca de aspectos importantes do evento de formação dos juízes federais substitutos.

O diretor da Esmaf, desembargador federal João Batista Moreira, ao realizar a abertura do evento, destacou a importância do curso para os magistrados ingressos. “Para o exercício da magistratura, exige-se formação específica e, na minha época, não havia curso de formação inicial. Hoje é diferente, houve essa mudança na política de formação e os novos juízes têm a oportunidade de primeiro participar de um curso e ter como instrutores, principalmente, juízes mais antigos, já com experiência em diversas áreas da Justiça Federal”, disse o desembargador.

O curso de formação possuirá quatro blocos principais: dois blocos de abordagem teórica e metodologia predominantemente participativa e dois de atividades práticas. Serão ministrados 17 módulos, coordenados por juízes federais da 1ª Região e com a participação de facilitadores, que irão proferir palestras sobre diversos assuntos relacionados ao trabalho e à realidade atual da magistratura na 1ª Região.

Durante a troca de ideias, um fator importante, e que será preponderante nesta próxima formação, foi destacado pelo coordenador do curso de formação dos novos magistrados, juiz federal Marcelo Albernaz: a ênfase a atividades práticas que visem facilitar as atividades dos juízes no dia a dia. “Nos quatro meses de realização do curso, teremos dois meses alternados de atividades práticas: eles irão para as varas, proferirão sentenças, realizarão audiências, o que irá facilitar a efetiva entrada em suas respectivas varas de lotação”, afirmou o juiz federal.

Os novos juízes federais substitutos da 1ª Região serão empossados no final do mês de janeiro do próximo ano e iniciarão a capacitação no dia 2 de fevereiro, na sede da Escola de Magistratura, localizada no Centro de Treinamento da Justiça Federal (Centrejufe), em Brasília. As aulas irão até 29 de maio, totalizando 480 horas/aulas.

A mediação da videoconferência ficou a cargo dos juízes federais Marcelo Albernaz, Vânila Cardoso André de Moraes e Marco Antônio Barros Guimarães.

Participaram da reunião, por videoconferência, os juízes federais Carlos Henrique Haddad, Marcelo Dolzany e Rodrigo de Godoy Mendes, da Seção Judiciária de Minas Gerais; Dayse Starling, da Subseção Judiciária de Ipatinga/MG; Marcelo Bassetto, da Subseção Judiciária de Sebastião do Paraíso/MG; Marcelo Lobão, da Subseção Judiciária de Anápolis/GO; e Társis Augusto Lima, da Subseção Judiciária de Governador Valadares/MG.


Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações