Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

12/12/2014 07:10 - INSTITUCIONAL

Grupo de trabalho faz primeira reunião para definir estrutura das Câmaras Regionais Descentralizadas da 1ª Região

Grupo de trabalho faz primeira reunião para definir estrutura das Câmaras Regionais Descentralizadas da 1ª Região

O grupo de trabalho de apoio à implantação das recém-criadas Câmaras Regionais Descentralizadas Previdenciárias na Primeira Região se reuniu, pela primeira vez, nesta quinta-feira, dia 11 de dezembro. O grupo tem o objetivo de definir, até meados de janeiro, uma proposta de portaria regulamentando o funcionamento, as ações e a estrutura operacional das câmaras, que serão instaladas nas Seções Judiciárias de Minas Gerais (SJMG) e da Bahia (SJBA) para julgamento de recursos das duas seccionais em matérias previdenciárias.

A novidade foi instituída pela Resolução Presi 23/2014, de 1º de dezembro de 2014, como forma de enfrentamento ao número cada vez mais crescente de processos previdenciários em tramitação no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). A descentralização do Tribunal em câmaras regionais é um instituto previsto pela Constituição Federal trazido pela Emenda Constitucional 45, com o objetivo de assegurar ao jurisdicionado o pleno acesso à justiça em todas as fases do processo.

Durante a reunião, a equipe discutiu pontos fundamentais, como a forma de admissão e distribuição dos recursos, a designação de magistrados e servidores para atuarem nas novas unidades, e os ajustes necessários na área de Tecnologia da Informação para viabilizar sua implantação. A análise das propostas prosseguirá na próxima reunião do grupo, marcada para o dia 17 de dezembro.

O grupo de trabalho é composto pela juíza federal Luciana Pinheiro Costa (presidente), pelo juiz federal em auxílio à Corregedoria Regional, Rodrigo Navarro de Oliveira (vice-presidente) e pelos servidores Alexandre José Amaral Ferreira (Secju); Aluísio Alves de Oliveira (Corip); Gustavo Stênio Silva Sousa (Secge); Kátia Maria Soares Freire (Cotur2); Lílio da Silva Ramos (Cotur1); Marcos Barbosa Andrade (Secin); Marina Sayoko Urata (Secin); Sandra Maria Alves Borges Costa (Cojef), e Wânia Maritiça Araújo Vieira (Secge). Também participaram da primeira reunião os servidores Renato Lopes Vasconcelos e Elaine Cristina Danzmann, da Secge, e Jonatas Izidio dos Santos, da Divisão de Sistemas Judiciais (Disij/Secin).

Composição - As duas câmaras descentralizadas, que deverão funcionar em caráter experimental pelo prazo de um ano, serão compostas, cada uma, por um desembargador federal, preferencialmente da 1ª Seção do TRF1, e por três juízes federais convocados. As sessões de julgamento serão realizadas quinzenalmente com a presença de todos os integrantes, sob a presidência do desembargador federal, obedecendo à ordem cronológica dos processos ingressos em grau de recurso.

RC/JC

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações