Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

05/12/2014 06:29 - INSTITUCIONAL

Diretores dos núcleos de apoio às turmas recursais se reúnem em Brasília

Diretores dos núcleos de apoio às turmas recursais se reúnem em Brasília

Teve início na manhã desta quinta-feira, dia 4 de dezembro, a reunião dos diretores dos núcleos de apoio às turmas recursais da Justiça Federal da 1ª Região. O evento, promovido pela Coordenação dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região (Cojef), realizado no Salão Nobre do TRF1, objetiva a troca de experiências, a unificação e a padronização de procedimentos, promovendo a discussão de ações de melhorias e o intercâmbio de boas práticas.

A vice-presidente do Tribunal no exercício da Presidência, desembargadora federal Neuza Alves, deu início à reunião destacando a importância do treinamento e da troca de informações entre os servidores. “O Tribunal está valorizando o que efetivamente deu certo e pode frutificar, ou seja, a atual administração da Cojef, seguindo os primeiros passos que foram dados com o projeto MelhorAção, na gestão passada, está dando efetividade, colocando tudo aquilo na prática e valorizando o compartilhamento de informações”, afirmou a magistrada. “Tirar dúvidas em coletivo, multiplicar as informações por meio da tecnologia do conhecimento e das reuniões presenciais é de suma importância, e espero que este evento alcance todo o sucesso almejado e muito mais”, completou.

Em seguida, os doze diretores dos núcleos de apoio às TRs das seccionais de Goiás, Maranhão, Rondônia, Mato Grosso, Piauí, Bahia, Tocantins, Minas Gerais, Juiz de Fora, Pará/Amapá, Amazonas/Roraima e do Distrito Federal, presentes ao treinamento, assistiram à palestra proferida pelo juiz federal em auxílio à Cojef, Murilo Fernandes de Almeida, que discorreu sobre o novo Regimento Interno dos JEFs, TRs e TRU, disposto na Resolução Presi nº 17, de 19 de setembro de 2014.

O juiz federal destacou algumas inovações trazidas pelo regimento, entre as quais a possibilidade de criação de um banco de suplentes para atuarem nas turmas recursais e um capítulo inteiro dedicado às Turmas Recursais Uniformizadas. A possibilidade de os servidores do Poder Judiciário poderem atuar como conciliadores, em caráter excepcional, também foi outro ponto abordado pelo magistrado durante a palestra.

O coordenador dos Juizados Especiais da 1ª Região, desembargador federal Reynaldo Fonseca, classificou como extraordinário o novo texto do Regimento Interno dos JEFs, fruto do trabalho realizado pela comissão composta por cinco magistrados federais e presidida pelo juiz federal Murilo Fernandes de Almeida. Em seguida, o desembargador agradeceu o apoio da Presidência do Tribunal para a realização do evento de capacitação.

Logo após a primeira atividade, a diretora da recém-criada Turma Recursal da Subseção Judiciária de Juiz de Fora, a primeira em funcionamento no interior do País, destacou que o que mais lhe chamou a atenção foi observar que as dificuldades enfrentadas em Juiz de Fora não são exclusivas da subseção, mas questões comuns na 1ª Região, o que favorece um ambiente de colaboração entre as seccionais. “Ao invés de nos causar certo desânimo, causa um ânimo, porque vemos que há outras cabeças pensando pra solucionar o mesmo problema”, comentou Daniela Mendes.

A reunião dos diretores dos núcleos de apoio às TRs se encerra nesta sexta-feira, dia 5, com palestras, exposições e discussão de outros temas relativos às Turmas Recursais.


Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações