Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

14/11/2014 06:30 - INSTITUCIONAL

Ritmo de julgamentos tem acompanhado o de ingresso de novas ações, segundo relatório do CNJ

A conselheira Maria Cristina Peduzzi, presidente da Comissão de Gestão Estratégica, Estatística e Orçamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), apresentou, no dia 11, o balanço parcial de cumprimento pelo Judiciário das Metas de 2014. A série histórica de cumprimento da meta voltada para o aumento da produtividade dos tribunais (Meta 1) mostra que quando há aumento no número de ações distribuídas, verifica-se um aumento também no número de processos julgados.

Por outro lado, quando há diminuição no número de novos processos que ingressam no Judiciário há também uma diminuição no ritmo de julgamentos. A avaliação foi feita durante a divulgação do relatório parcial das metas estabelecidas para o Judiciário no ano de 2014, no VIII Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Florianópolis (SC). O relatório refere-se às informações enviadas ao CNJ no período de janeiro a setembro de 2014.

Segundo o levantamento, dos 14,4 milhões de processos distribuídos em toda a Justiça brasileira no período, foram julgados 13,05 milhões. Os números representam um cumprimento de 90,6% da Meta 1 até o momento.

No que diz respeito à Meta 2, referente ao julgamento dos processos mais antigos, a Justiça Federal apresenta mais de 100% de cumprimento com relação aos processos distribuídos em 2009 no primeiro e segundo grau e nos distribuídos até 2011 nos juizados especiais e turmas recursais. Quanto aos processos distribuídos até 2008 no primeiro e segundo grau e distribuídos até 2010 nos juizados especiais e turmas recursais, a Justiça Federal apresenta índice de cumprimento acima de 90%. "Os tribunais estão se esforçando, já que são objetivos comuns de todo o Judiciário o aperfeiçoamento das atividades e a melhoria da prestação judicial", afirmou Maria Cristina Peduzzi.

Fonte: Agência CNJ de Notícias

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações