Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

13/11/2014 15:02 - INSTITUCIONAL

Comitê Gestor Regional do PJe discute ajustes no novo sistema de gestão processual do TRF1

Comitê Gestor Regional do PJe discute ajustes no novo sistema de gestão processual do TRF1

Representantes do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) que integram o Comitê Gestor Regional do Processo Judicial Eletrônico (CGR-PJe-TRF1) e de órgãos externos se reuniram nesta quarta-feira, dia 12, para tratar de ajustes necessários ao bom funcionamento do novo sistema de gestão processual, que será implantado no dia primeiro de dezembro no Tribunal e na Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF).

Essa foi a segunda reunião do grupo com a presença de membros da Advocacia Pública, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - que se tornarão membros formais do CGR por meio de portaria a ser assinada pelo presidente do TRF1 nos próximos dias. O encontro, realizado no Espaço Orlando Gomes, foi conduzido pelo presidente do Comitê, juiz federal em auxílio à Corregedoria Regional, Marcelo Albernaz. “Nós tivemos a oportunidade de receber e discutir diversas questões, algumas já aventadas na reunião anterior e outras que serão objeto de reflexão e análise para que haja solução em curto tempo”, disse o magistrado.

Entre os assuntos debatidos no encontro - a maioria de cunho técnico -, está a forma de publicação de atos processuais no novo sistema, os prazos, a certificação digital dos usuários e a parametrização do PJe, procedimento indispensável para adequar a ferramenta às necessidades do TRF1 e da SJDF. Nas últimas semanas, uma equipe composta por representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Conselho da Justiça Federal (CJF), dos TRFs da 2ª, 3ª e 5ª Regiões e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) esteve no TRF1 para ajudar na personalização do sistema, que se encontra praticamente pronto para ser utilizado.

Durante a reunião, procuradores do Ministério Público Federal (MPF), da Fazenda Nacional e da Advocacia-Geral da União (AGU) se prontificaram a retornar ao Tribunal no início da próxima semana para contribuir com inserções pontuais que ainda estão pendentes na base do PJe.

Os pontos discutidos nesta quinta-feira deverão embasar a formulação de uma resolução que regulamentará o Processo Judicial Eletrônico no âmbito do TRF1 e da SJDF. O Comitê Gestor Regional voltará a se reunir na última semana deste mês, dias antes da implantação oficial do sistema. A expectativa é de que as reuniões do CGR-PJe-TR1 tornem-se periódicas a partir do primeiro semestre de 2015.

Presenças - Além do juiz federal Marcelo Albernaz, participaram da reunião o juiz federal em auxílio à Presidência, Antonio Oswaldo Scarpa; os diretores Alexandre Amaral, da Secretaria Judiciária (Secju); Marcos Barbosa, da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin); Wânia Marítiça, da Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação (Secge); os servidores Andrey Lima, do Núcleo de Apoio ao PJe, e Rúbia Ângelo, da Corregedoria Regional (Coger); Aníbal Martins, gerente do Projeto de Implantação do PJe em exercício; Janderson Casado, da Coordenadoria de Sistemas de Informação (Cosis); Gustavo Stênio Souza, da Divisão de Estatística (Diest); e Sandra Maria Costa, secretária-executiva da Coordenação dos Juizados Especiais Federais (Cojef). Também estiveram presentes os procuradores Eduardo Lang e Sérgio Lins, da AGU; Diogo Soriano e Daniel Alvarenga, da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN); o advogado da União, Eduardo Watanabe; além do servidor Leonardo Feitosa, do MPF (PRR1), e da conselheira da OAB-DF e representante da OAB Federal, Hellen Falcão.

RC

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações