Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

07/11/2014 20:48 - INSTITUCIONAL

TRF1 assina termo para ampliação do programa Justiça Presente

TRF1 assina termo para ampliação do programa Justiça Presente

O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal Cândido Ribeiro, e o diretor do foro da Seção Judiciária do Piauí, juiz federal Daniel Santos Rocha Sobral, participaram nesta sexta-feira, dia 7, de solenidade de assinatura de Termo de Cooperação para ampliação do programa Justiça Presente, na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, em Teresina.

O Justiça Presente é um programa desenvolvido pelo Centro Nacional de Cultura da Justiça (CENAJUS), com o intuito de ampliar a oferta de serviços aos jurisdicionados, por meio da aplicação de técnicas de mediação, processuais e pré-processuais, bem como princípios de justiça restaurativa, auxiliando, assim, na atuação da mediação comunitária, além de difundir ações voltadas à formação de um Judiciário e uma sociedade voltados para a revitalização da chamada “cultura de justiça”.

“É uma honra voltar a Teresina e participar da celebração deste convênio que permite dar continuidade ao funcionamento do nosso Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, importante instrumento de aproximação do Poder Judiciário não só com a comunidade jurídica mas com toda a sociedade do Piauí. Para nós, é uma satisfação muito grande poder estabelecer essa parceria aqui no Piauí com o Tribunal de Justiça e com a Prefeitura Municipal, neste período de grandes mudanças e de grande relevância para os destinos do país e da atividade democrática que estamos a experimentar neste novo momento”, destacou o desembargador federal Cândido Ribeiro.

São parceiros na execução do programa Justiça Presente o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), a Seção Judiciária do Piauí (SJPI), o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), o Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT 22) e a Prefeitura Municipal de Teresina.

“A solenidade de hoje marca o compromisso de diversas instituições com a promoção, a proteção e a garantia de direitos fundamentais do cidadão. O Justiça Presente permite a concentração de uma rede interinstitucional de serviços, facilitando o acesso do cidadão à Justiça e consolidando uma cultura de diálogo e paz social”, concluiu o juiz federal Daniel Santos Rocha Sobral, diretor do foro da Seção Judiciária do Piauí.

Fonte: Seção de Comunicação Social/SJPI


0 visualizações