Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

06/11/2014 06:20 - INSTITUCIONAL

Área administrativa da SJDF aplica metodologia japonesa para aprimorar o ambiente de trabalho

Os setores administrativos da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF) realizam, desde outubro, a implantação do Programa 5S, com os objetivos de combater o desperdício, otimizar os recursos e melhorar o bem-estar físico, mental e social de todos, no caminho para o alcance da qualidade total - estratégia de administração que busca qualidade em todos os processos organizacionais.

A implantação do programa na SJDF deu-se com a realização de palestra de sensibilização para o público interno (servidores e prestadores de serviço) e cursos sobre a prática do programa. Além disso, os membros do Comitê Gestor Seccional de Implantação do Programa 5S participaram de workshops sobre o gerenciamento e a aplicação do programa na SJDF.

Para o diretor da Secretaria Administrativa da SJDF, Erico de Souza Santos, o Programa 5S deve ser assimilado pelas pessoas, e não imposto, seguindo orientação do diretor do foro da Seccional, juiz federal Rui Costa Gonçalves. “A implantação dos 5S é uma das metas do diretor do foro voltadas para a qualidade de vida dos servidores da SJDF. A ideia é implantar essa cultura no decorrer de dois anos, com repercussão positiva no ambiente de trabalho”, explica Erico.

Programa - O 5S é um sistema de cinco conceitos simples, que fazem a diferença no caminho para a qualidade. A referência “5S” é proveniente de palavras em japonês, em que cada “S” significa uma atitude positiva para o ambiente de trabalho. No Brasil, usam-se os termos senso de descarte (Seiri), senso de ordenação (Seiton), senso de limpeza (Seiso), senso de qualidade de vida (Seiketsu) e senso de autodisciplina (Shitsuke). Uma cartilha foi usada como recurso didático para aplicação dos sensos. Por meio de textos e imagens, a cartilha trouxe os conceitos e cuidados necessários nas tarefas, antes e durante a implantação de cada “S”.

Fonte: Comunicação SAD-Revista/SJDF

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações