Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

22/10/2014 19:21 - INSTITUCIONAL

Sistema Eletrônico de Informações é apresentado a magistrados e servidores da SJBA

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi apresentado, no último dia 20, a magistrados e servidores da Seção Judiciária da Bahia, pela gestora nacional do sistema do TRF/4.ª Região, Patrícia Valentina.

A mesa de honra da solenidade foi presidida pelo diretor do foro, juiz federal Iran Esmeraldo Leite, e composta pelos diretores da Secretaria Administrativa, Diego Nascimento, do Núcleo de Recursos Humanos, Luiz Quaresma, e da Divisão de Desenvolvimento e Avaliação de Recursos Humanos do TRF/1ª Região, Márcio Albuquerque, bem como pela gestora do PAe/SEI no Tribunal, Solange Souza, além da palestrante.

Inicialmente, foi exibido vídeo com mensagem do presidente do TRF1, desembargador federal Cândido Ribeiro. Em seguida, o diretor do foro apresentou breve discurso, no qual destacou que todos os cidadãos estão em contato diário com modernas tecnologias, pautando suas vidas na virtualidade baseada em sistemas eletrônicos. Nesse sentido, segundo o magistrado, a Justiça Federal e o serviço público, de um modo geral, precisam estar em sintonia com o novo modo de se relacionar com o mundo, abdicando cada vez mais o uso do papel e incorporando tecnologias e sistemas que tornem o trabalho mais eficiente e célere.

A gestora do PAe/SEI no TRF da 1ª Região, Solange Souza, esclareceu que a escolha do Sistema Eletrônico de Informações, desenvolvido pelo TRF da 4ª Região e em uso há cinco anos, ocorreu após vários estudos comparativos com outros sistemas. O SEI já está em uso no TRF1 há um mês e vem sendo implantado em duas seccionais a cada semana. O acompanhamento regular do funcionamento do sistema está sendo feito e indica que tudo está correndo bem.

Em sua palestra, a gestora nacional do sistema, Patrícia Valentina, destacou a confiabilidade do SEI, que dispõe de mecanismos de segurança capazes de impedir ações de hackers, por exemplo. Segundo Patrícia, uma grande vantagem do Sistema Eletrônico de Informações é a possibilidade de acessá-lo de qualquer local do planeta, por meio da internet. A celeridade também é outra grande vantagem. No SEI, os processos tramitam em mais de uma unidade ao mesmo tempo e dados podem ser inseridos a qualquer instante, garantindo assim a sua atualidade. Apesar disso, a inserção simultânea de informações não gera confusões ou problemas de qualquer ordem.

Nos dias 21 e 22 ocorreu o treinamento para 80 servidores, que se tornarão multiplicadores em suas unidades.
O SEI entrará em funcionamento na Justiça Federal da Bahia no mês de novembro.

Fonte: Seção de Comunicação Social/SJBA


0 visualizações