Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

14/08/2014 19:14 - INSTITUCIONAL

Primeira Região está estruturada para realizar videoconferências

A tecnologia que permite a realização de videoconferências está presente em toda a Primeira Região. A utilização da ferramenta possui diversas vantagens, entre elas a economia de tempo, a redução de gastos, e a aproximação do TRF da 1.ª Região com as 14 Seções e 78 Subseções Judiciárias vinculadas. Em média, são realizadas 40 videoconferências por dia nas 14 unidades federativas que compõem a Primeira Região.

Os aparelhos de videoconferência vêm sendo implantados desde 2008 pela Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin) do Tribunal. No total, são quase 400 equipamentos instalados. Atualmente, todas as unidades da Justiça Federal possuem pelo menos um kit sala-de-aula - composto por uma estante, TV de 42 ou 46 polegadas, aparelho de videoconferência (Codec) - e um kit individual.

O controle da ferramenta é feito pelo TRF1, que possui uma central para gerenciar a mediação. O setor é responsável pelas videoconferências que envolvem toda a Justiça Federal da Primeira Região, os TRFs, o Conselho da Justiça Federal, o Conselho Nacional de Justiça, além daquelas que envolvem cartas rogatórias de outros países.

Para manter a qualidade do sistema, a maioria dos equipamentos é coberta por contrato que garante a manutenção periódica. Os aparelhos sem garantia são atendidos pela própria equipe técnica do TRF1.

Os interessados em utilizar a ferramenta devem agendar a videconferência na Secin, no Tribunal, e nos Núcleos de Tecnologia (Nutecs), nas respectivas seccionais e subseccionais da Primeira Região.

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1.ª Região


0 visualizações