Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

16/07/2014 20:06 - INSTITUCIONAL

TRF da 1.ª Região inicia treinamento do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

TRF da 1.ª Região inicia treinamento do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

Teve início nesta quarta-feira, dia 16 de julho, a primeira etapa do treinamento prático para conhecimento e utilização do Sistema Eletrônico de informações (SEI), realizada no Centro de Treinamento da Justiça Federal (Centrejufe), em Brasília. A atividade, voltada para servidores indicados pelo Comitê Gestor do SEI, contou com a participação do diretor-geral da Secretaria, Carlos Frederico Maia Bezerra; do diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin), Marcos Barbosa; do diretor da Divisão de Desenvolvimento e Avaliação de Recursos Humanos (Direh), Márcio Albuquerque; e da diretora da Divisão de Comunicação e Expedição (Dicad), Nilda Aparecida Alves.

Para o diretor-geral, o treinamento para a utilização do SEI é um importante passo para a implantação do processo administrativo eletrônico no TRF1. "É uma mudança de paradigma e trará muitos benefícios em segurança, controle e agilidade e nós só temos a ganhar. Exigirá mudanças de conceitos e mentalidades, mas isso é normal e contamos com o apoio de todos, pois vamos entrar para a história do Tribunal, criando um novo conceito de gestão administrativa", destacou Carlos Frederico Bezerra.

A coordenadora do Comitê Gestor Regional do SEI, Solange Maria de Oliveira Chagas de Souza, explicou que, nessa primeira etapa, a capacitação será voltada para os facilitadores: “os diretores de unidades do Tribunal e da SJDF que possuem mais papel em trâmite no momento indicaram pessoas que têm o perfil de facilitador para participar desse primeiro treinamento. Elas farão a multiplicação do conhecimento em suas unidades. A partir do dia 22 de setembro, daremos início aos treinamentos em toda a Primeira Região”.

O treinamento está sendo ministrado pela gestora do SEI do TRF da 4.ª Região, Patrícia Valentina Ribeiro Santana Garcia. Ela destacou que o objetivo principal do sistema é integrar a Primeira Região. “O SEI vai aproximar todas as unidades administrativas que estão espalhadas por uma extensão territorial muito grande, com todas as vantagens de modernização, estatística e menos poluição, ao deixar de usar o papel em uma região desse tamanho”, destacou. Patrícia também acredita que a realização das capacitações é muito importante para o bom funcionamento da ferramenta: “um sistema que vai ter uma abrangência grande precisa ter administradores e uma gestão responsável, para que realmente funcione de acordo com as normas administrativas definidas pela Administração do TRF1. Nós, da 4.ª Região, como desenvolvedores e utilizadores do Sistema desde 2009, estamos aqui para trocar experiências e ajudar os colegas, pois o trabalho no SEI é colaborativo”.

O treinamento prosseguirá nesta quinta-feira, dia 17 de julho, quando será direcionado aos comitês gestores e comissões de implantação do SEI no TRF1 e na Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF) e às equipes do protocolo administrativo e da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin).

O SEI - Concebido para proporcionar o processamento eletrônico da documentação administrativa e a gestão do conhecimento de toda a informação recebida ou gerada na instituição, o sistema é voltado para o usuário e permite organização dos fluxos de trabalho, que se tornará mais sistêmico, mais transparente e com busca rápida das informações necessárias para uma tomada de decisão ágil e coerente. A ferramenta já é utilizada por diversos órgãos públicos em todas as esferas da Administração Pública. Entre os fatores de sucesso que despertaram o interesse de diversas instituições, está a facilidade de uso da ferramenta, acessível a qualquer hora e em qualquer lugar por meio da internet; a modernização e organização da gestão administrativa, evitando replicação de documentos e repetição de tarefas; a segurança das informações geradas no sistema por meio de classificação de sigilo; a possibilidade de programação eletrônica de prazos e auditoria administrativa; o acesso controlado a usuários externos; e a possibilidade de inserção de anexos em diversos formatos.

TS

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1.ª Região


0 visualizações