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02/07/2014 11:40 - INSTITUCIONAL

Diretoria-Geral reúne-se com secretariado para balanço dos dois primeiros meses de gestão

Crédito: Ramon Pereira/Ascom TRF1Diretoria-Geral reúne-se com secretariado para balanço dos dois primeiros meses de gestão

Avaliar o trabalho dos dois primeiros meses da atual Administração, dentro das diretrizes traçadas pelo presidente, desembargador federal Cândido Ribeiro, foi o objetivo da reunião que o diretor-geral do TRF da 1.ª Região, Carlos Frederico Maia Bezerra, realizou nesta terça-feira, 1.º de julho, com o secretariado do Tribunal.

O primeiro assunto a ser debatido durante a reunião foi o andamento das obras da nova sede do Tribunal. De acordo com o diretor-geral, a prioridade para este ano é finalizar as obras externas em andamento, bem como contratar, via licitação, a empresa responsável por realizar a revisão do atual projeto. “A parte interna do prédio só poderá ser finalizada após a conclusão deste processo de revisão”, ressaltou Carlos Frederico. Ainda sobre as obras da nova sede, o diretor-geral salientou que está marcada para a próxima semana uma reunião com o escritório Oscar Niemeyer, responsável pelo projeto inicial do prédio.

A implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) também esteve em pauta durante a reunião. Segundo Carlos Frederico, a informática já está autorizada a comprar os equipamentos necessários para complementar o CPD a fim de concretizar a instalação do sistema. “O SEI está agendado para ser efetivamente implantado aqui no Tribunal a partir de setembro. Nesse meio termo, serão realizados treinamentos. Cada unidade deve indicar dois representantes, que serão bem treinados e se tornarão multiplicadores do sistema. “Eu peço paciência a vocês, mas tenho certeza de que o ganho será muito grande. Os servidores serão os maiores beneficiados com isso”, disse.

Outro assunto debatido durante a reunião foi a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Sobre o tema, o diretor-geral disse que na segunda semana de julho o TRF1 vai encaminhar propostas do Tribunal ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Foi constituída uma comissão, presidida pelo juiz em auxílio à Corregedoria, Marcelo Albernaz. Esta comissão vai encaminhar, na segunda semana de julho, proposta para a implantação de 10% do sistema em relação aos órgãos julgadores de primeira e segunda instância. Com isso, estaremos cumprindo os prazos estabelecidos pelo CNJ”.

Carlos Frederico destacou também que nesses últimos dois meses a atual Administração retomou alguns projetos pendentes, como a implantação do controle de frequência. “Essa é uma determinação do Tribunal de Contas da União e, para cumpri-la, determinamos a implantação do controle de frequência. Além disso, já está tramitando o processo do ponto biométrico. Entretanto, essa questão ainda será levada ao Conselho de Administração, por ser um assunto que já vem atravessando mais de uma gestão”.

As tratativas com a Companhia Energética de Brasília (CEB) para o restabelecimento da carga necessária para o Edifício-Sede II que, atualmente, funciona com a metade da carga de energia elétrica necessária, também foram discutidas. “Essa medida vai possibilitar o pleno funcionamento do ar-condicionado e da expansão do CPD, que funciona no Sede II”, salientou o diretor-geral.

A otimização de rotinas internas, tais como a alteração dos horários de funcionamento da Divisão de Cadastro de Pessoal (Dicap) e da Divisão de Pagamento de Pessoal (Dipag) também foi debatida durante a reunião com o Secretariado. Na avaliação da secretária de Recursos Humanos, Maria do Carmo Cezário Corrêa, a mudança apresentou resultado positivo. “A produtividade aumentou. Os servidores estão aceitando e aparentam estar satisfeitos com a medida. Eu estou vendo melhora na qualidade do trabalho dessas duas unidades”.

Depois de expor o andamento dos processos na Primeira Região, o diretor-geral abriu espaço para que os secretários expusessem os principais desafios e dificuldades enfrentados em suas áreas de atuação. As principais demandas apresentadas foram o baixo número de servidores, o que dificulta a execução eficiente do serviço, e os problemas enfrentados com os sistemas informatizados.

Essa foi a segunda vez que o diretor-geral se reuniu com os secretários, neste caso, para fazer um balanço dos primeiros meses da atual gestão. “Essa reunião com o secretariado é sempre boa, produtiva, porque nós conseguimos traçar o planejamento da administração para o futuro. Nós já conseguimos um entrosamento melhor, uma troca de informações, e isso é muito importante para a administração”, avalia Carlos Frederico.

Ponto de vista compartilhado pelo secretário de Tecnologia da Informação, Marcos Barbosa. “Uma reunião de balanço como essa é imprescindível para criar uma empatia entre os secretários e, principalmente, para possibilitar que um secretário conheça as dificuldades do outro e possa ajudá-lo a superar as adversidades”.

Participaram da reunião os secretários de Bem-Estar Social (Secbe), Ionice de Paula Ribeiro; de Gestão Estratégica e Inovação (Secge), Wânia Marítiça Araújo Vieira; de Recursos Humanos (Secre), Maria do Carmo Cezário Corrêa; de Controle Interno (Secoi), Marília André da Silva Meneses Graça; de Administração (Secad), Maria Cristina Turnes; de Planejamento Orçamentário e Financeiro (Secor); Kátia Regina Ribeiro; Judiciária (Secju), Alexandre José Amaral Ferreira; de Jurisprudência e Documentação (Cojud), Ana Clara de Barros Balsalobre; de Execução Judicial (Corej), Leila Maria Moreira; e de Tecnologia da Informação (Secin), Marcos Barbosa Andrade.

JC

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1.ª Região


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