Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

09/06/2014 09:20 - INSTITUCIONAL

Magistrados e servidores de cortes de justiça do Chile e do Uruguai visitam o Tribunal

Com o objetivo de estimular a cooperação e a criação de um diálogo na área jurídica, o TRF da 1.ª Região recebeu, no dia 5 de junho, magistrados e servidores da Corte Constitucional do Chile e da Corte Suprema de Justiça do Uruguai. Os visitantes participam do programa Joaquim Nabuco, do Supremo Tribunal Federal (STF), que promove o intercâmbio de magistrados e servidores de cortes supremas dos países integrantes do Mercosul.

O grupo foi recepcionado pelos juízes auxiliares da Presidência, César Cintra Jatahy Fonseca e Antônio Oswaldo Scarpa, na sala Miguel Reale, onde debateram sobre a justiça federal brasileira e a jurisdição do TRF1. “É uma grande oportunidade para troca de experiência e para a integração dos países”, declarou o juiz federal Antônio Oswaldo Scarpa. Os visitantes estrangeiros também conheceram o organograma do TRF1 e como funciona a tramitação processual, assuntos explanados pelo assessor especial da Presidência, Sergio Renner Vieira da Silva. Após, os magistrados e servidores visitaram o Plenário, o Memorial Mauro Leite Soares e a Coordenadoria de Registros e Informações Processuais (Corip).

Virginia Collazo, magistrada da Corte Suprema de Justiça do Uruguai, disse que se sentiu muito bem recepcionada pelos juízes brasileiros e que achou produtiva a interação entre eles e o grupo. “Conhecer o funcionamento do Tribunal é muito interessante”, completou.

Já o assessor de gabinete, Pablo Taró, também da Corte Suprema de Justiça do Uruguai, confessou sua admiração pela divisão que existe entre a justiça federal e a estadual brasileira, o que não acontece no Uruguai. “Também gostei muito de conhecer a forma de seleção de magistrados, a lista tríplice, achei muito interessante”, elogiou o assessor.

O coordenador do Programa de Visita Joaquim Nabuco, Christian Torres Beoutis, explicou que o objetivo do programa é incentivar a cooperação entre países do Mercosul, para que haja diálogo entre os países da região e fortalecimento jurídico. A cada edição do programa são escolhidos, no máximo, oito magistrados das cortes de países latinos, que realizam visitas pelos tribunais brasileiros no período de duas semanas.


Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Região Federal da 1.ª Região




0 visualizações