Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

09/06/2014 08:30 - INSTITUCIONAL

Seções judiciárias de Minas Gerais e da Bahia realizam transmissão dos cargos de diretor e vice-diretor do foro

Seções judiciárias de Minas Gerais e da Bahia realizam transmissão dos cargos de diretor e vice-diretor do foro

No dia 2 de junho, foi realizada a cerimônia de transmissão de cargos de diretor e vice-diretor do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, na sede do órgão, em Belo Horizonte.

Durante o ato solene, o juiz federal Guilherme Mendonça Doehler transmitiu o cargo de diretor do foro ao juiz federal Miguel Angelo de Alvarenga Lopes, titular da 10.ª Vara. A juíza federal Simone dos Santos Lemos Fernandes, titular da 35.ª Vara, assumiu o cargo de vice-diretora do foro. Ambos foram designados pela Presidência do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região para exercício dos mandatos no período de 1.º de junho de 2014 a 31 de maio de 2016.

Ao proferir breve discurso após a transmissão dos cargos, o juiz federal diretor do foro destacou que a área administrativa é complexa, em virtude dos desafios trazidos pelo crescimento da JFMG - que ocorreu sem o aumento do quadro. Anunciou o foco de sua administração, que terá três grandes linhas de atuação: apoio às subseções judiciárias, às turmas recursais e às unidades de Conciliação.

Na última sexta-feira, dia 6, aconteceu, em Salvador/BA, a solenidade de ratificação da posse dos juízes federais Iran Esmeraldo Leite e Dirley da Cunha Júnior na Diretoria e Vice-Diretoria do Foro da Seção Judiciária da Bahia. Os magistrados foram designados para conduzir os trabalhos da Seccional até 2016 e já estão no exercício do cargo desde o dia 1.º de junho, quando houve mudança das diretorias de foros de todas as seções e subseções judiciárias da Primeira Região.

O presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, desembargador federal Cândido Ribeiro, conduziu os trabalhos da mesa solene, que contou com a presença dos desembargadores federais aposentados Tourinho Neto e Antônio Ezequiel, além da representante do governador da Bahia, a procuradora Joselita Leão; do presidente do TJBA, desembargador Eserval Rocha; e do ex-diretor do foro da Bahia, Ávio Novaes, entre outras autoridades.

A transmissão dos cargos de diretor e vice-diretor do foro da seccional baiana, ocupados anteriormente pelos juízes federais Ávio Novaes e César Fonseca, aconteceu em clima de festa com a apresentação musical do grupo “Cantarolando”, formado por servidores e colaboradores da Seccional, e do Coral da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), sob a regência do maestro Edvan Barbosa, que homenagearam os novos dirigentes e os que deixaram os cargos.

Em sua despedida da direção do foro, o juiz federal Ávio Novaes agradeceu a todos que colaboraram com sua gestão, afirmando ter feito o que pôde em prol dos servidores e magistrados. “Se eu não pude auxiliar a todos, fiz o que pude, fiz o possível para melhorar a vida de cada jurisdicionado, de cada magistrado do interior e da capital”, disse.

Na ocasião, o magistrado lançou oficialmente a 12.ª edição da Revista Jurídica da Justiça Federal da Bahia, um periódico que objetiva ser espaço de debates e discussões jurídicas, questionamentos dos fundamentos teóricos e acadêmicos das várias correntes que militam na Justiça Federal baiana, além de ser um veículo de divulgação de ideias e do pensamento dos magistrados que compõem a Seccional.

Ao apresentar os novos dirigentes, Cândido Ribeiro registrou sua satisfação de estar presente em momento tão especial da história de uma das maiores seccionais da Primeira Região. “Quero desejar ao Dr. Iran Esmeraldo Leite e ao Dr. Dirley Cunha Junior muito sucesso na árdua missão que assumem de administrar essa grande Seção Judiciária (...). Eu diria que, seguramente, Bahia e Minas Gerais são estados-continentes, que têm dentro de si mais dois ou três estados, tamanhas suas fronteiras e diversidade regional”, afirmou o magistrado, lembrando que esse fato vai demandar muito trabalho e dedicação da nova administração.

Antes, o presidente agradeceu ao juiz federal Ávio Novaes pelo trabalho até então empreendido. “Quero fazer um registro de agradecimento e ao mesmo tempo parabenizar a administração do juiz Ávio Novaes que se encerra de maneira exitosa”, declarou. “Sua excelência fez tudo o que era possível e muito mais”.

Ao discursar, o novo diretor do foro da Seccional da Bahia, Iran Esmeraldo Leite, agradeceu as lições aprendidas com o pai e com o juiz Tourinho Neto, duas pessoas que, segundo informou, tiveram grande importância na carreira do magistrado. Ele falou do desafio de administrar uma seccional do porte da Bahia, com 64 juízes, 1.080 servidores e uma folha mensal no valor de 15 milhões de reais. “Parto agora para um novo desafio, que é a Diretoria do Foro (Diref), tal como me fora, em menor escala, a coordenação dos juizados, também a presidência das turmas; mas, como é de costume, não fujo a desafios. E agora tenho por lema maior procurar não buscar soluções para os casos concretos, mas viabilizar para que meus colegas as encontrem”, afirmou.

Entre as bandeiras levantadas pelo magistrado, duas ganharam destaque: a estruturação das subseções judiciárias e a conciliação. “A preocupação minha imediata é o momento que nós vivemos, um momento de expansão muito grande, a construção de novas sedes será um desafio que vou enfrentar; ao mesmo passo em que gostaríamos de implementar nas subseções experiências exitosas de conciliação que temos em outras seções”.

Iran Leite disse que pretende administrar com o apoio de magistrados e servidores, lembrando da experiência dos antecessores que conduziram a Diretoria do Foro da Bahia. “Cada um que passou pela Diref deixou um pouquinho de si ali, da forma de proceder, da forma de solucionar os problemas; e esse pouquinho eu espero encontrar”. O magistrado também buscou no quadro da Justiça Federal as pessoas que irão trabalhar com ele neste biênio.

Prestigiaram a solenidade, entre outras autoridades, juízes federais da Seccional, o juiz federal em auxílio à Presidência do Tribunal e ex-vice-diretor do foro da Seccional da Bahia, César Fonseca, o secretário-geral da Presidência, Deyr Gomes Junior, servidores e convidados.


IM

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Região Federal da 1.ª Região


0 visualizações