Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

26/05/2014 19:17 - INSTITUCIONAL

TRF/ 2.ª Região apresenta sistema de documentação digital a dirigentes do TRF1

A diretora da Secretaria-Geral da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, Patrícia Longhi, apresentou na última sexta-feira, dia 23, o Sistema Integrado de Gestão Administrativa (SIGA) a dirigentes do TRF da 1.ª Região.

A apresentação deu continuidade à iniciativa da comissão - instituída para estudar, avaliar e propor um sistema de processo administrativo digital para ser adotado na 1.ª Região - de conhecer os sistemas de gestão documental dos dois tribunais. No dia 22, o TRF da 4.ª Região apresentou o sistema daquele Tribunal.

O sistema SIGA foi desenvolvido pela SJRJ durante o ano de 2006 e implantado em janeiro de 2007. Em setembro do mesmo ano, foi implementado no TRF da 2.ª Região e, em novembro, na SJ do Espírito Santo. Aderiram também ao sistema o Conselho da Justiça Federal (CJF), os tribunais de justiça da Bahia, do Rio de Janeiro, do Pará e de Santa Catarina, a FioCruz, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e, a partir desta segunda-feira, 26 de maio, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Patrícia Longhi enfatizou que a adoção do sistema não gera nenhum custo, além de apresentar inúmeras vantagens; sendo a principal delas a eliminação completa da circulação de documentos e processos administrativos por meio físico (papel). Em sua exposição, a dirigente disse que o sistema foi criado inteiramente pela equipe administrativa da SJRJ, pessoas conhecedoras das necessidades dos sistemas administrativos de documentação e que os utilizariam no seu dia a dia.

O sistema foi desenvolvido de acordo com a normatização emanada dos órgãos administrativos do Judiciário. As ferramentas desenvolvidas permitem que se veja, em um só ícone, todo o andamento do processo de diversas formas, inclusive por gráficos, para que se tenha uma ideia global de sua situação.

Na produção de processos administrativos, o SIGA permite a criação de volumes, apensos e anexos; desentranhamento de documentos e emissão de certidões. O sistema possui ainda ferramenta, para publicação no Boletim interno do órgão e o envio ao e-DJ, das portarias e documentos tão logo eles sejam finalizados.

Ao fim da exposição, Patrícia Longhi fez uma demonstração prática e ainda acrescentou que o sistema proporciona uma maior colaboração dos usuários externos, cujas sugestões são analisadas e, se possível, incorporadas.


0 visualizações