Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

23/05/2014 06:45 - INSTITUCIONAL

Tribunal realiza III Encontro de Gerentes de Tecnologia da Informação

“Eu já havia dito aos secretários de informática que um dos maiores desafios da nossa administração, e até das futuras, é o desenvolvimento da nossa área de tecnologia da informação. É preciso que vocês troquem experiências e nos apontem o caminho a seguir para melhorar o nosso nível de atuação nessa área”. Foi com estas palavras que o presidente do Tribunal, desembargador federal Cândido Ribeiro, abriu na manhã desta quinta-feira, 22 de maio, o III Encontro de Gerentes de Tecnologia da Informação e o primeiro da nova gestão. Compuseram a mesa de abertura dos trabalhos o diretor-geral, Carlos Frederico Bezerra; o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin), Marcos Barbosa; e a diretora da Secretaria de Recursos Humanos (Secre), Maria do Carmo Cezário.

O evento contou com a participação dos gestores de TI do TRF1 e dos 14 estados da Primeira Região. O encontro teve como objetivos ouvir as necessidades de recursos e sistemas de informação para elaborar um Plano Diretor na área de TI, planejar os investimentos no setor e ainda “traçar um planejamento estratégico que possibilite a continuidade dos projetos”, afirmou o secretário de Tecnologia da Informação do TRF1, Marcos Barbosa. Segundo o secretário, atualmente são três as principais necessidades enfrentadas pelos gestores: a gestão de demandas, a gestão de mudanças e a gestão de infraestrutura de TI e das edificações da Justiça Federal e do próprio país.

Ao dar as boas-vindas a todos os participantes da jornada, o presidente Cândido Ribeiro destacou a necessidade de investir na área de TI da Primeira Região para avançar com os trabalhos. “Em algumas regiões nós teremos que avançar mais do que em outras em função da própria facilidade que a tecnologia oferece em contradição com as dificuldades que são apresentadas, inclusive em relação a custos nas regiões mais ao norte”, afirmou o magistrado. “Mas de qualquer maneira é importante que vocês trabalhem em conjunto”, completou o presidente.

Para o desembargador, a expansão da área de TI é preocupação e meta de sua gestão. “Já estamos começando a fazer gestão, inclusive no CNJ, no sentido de conseguir a ampliação dos quadros. Está lá em estudo e parada. Para que os senhores também tenham a possibilidade de executar esse projeto de dois anos com pelo menos a perspectiva de que o quadro irá aumentar e as condições de trabalho naturalmente deverão melhorar”, revelou.

Segundo Marcos Barbosa, o evento também tem como proposta definir os papéis e as responsabilidades das equipes de toda a Primeira Região, tanto em relação ao planejamento quanto à execução das ações, o que seria o passo inicial para o sucesso do Plano Diretor. “É preciso investir na mudança de cultura em TI. A Tecnologia da Informação tem que ser vista como uma equipe única, totalmente integrada e colaborativa”, destacou o secretário ao considerar também que encontros como esse devem ser realizados ao menos uma vez por ano “para que se possa avaliar e ajustas os resultados”, concluiu.

MC/JCL

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal a 1.ª Região


0 visualizações