Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

13/05/2014 19:25 - INSTITUCIONAL

Seccional da Bahia sedia II encontro de diretores de Secads da 1.ª Região

Crédito: Ricardo CassianoSeccional da Bahia sedia II encontro de diretores de Secads da 1.ª Região

A integração entre as seções e subseções judiciárias da Justiça Federal está no centro dos debates do II Encontro de Diretores de Secretarias Administrativas (Secads) e de Varas da 1.ª Região, realizado nesta terça e quarta-feira, dias 13 e 14 de maio, na Bahia. Promovido pela Seccional baiana, o evento reúne mais de cinquenta participantes, com o objetivo de proporcionar entrosamento entre os diretores, intercâmbio de boas práticas e solução de problemas comuns.

A mesa de abertura foi composta pela vice-presidente do TRF da 1.ª Região, desembargadora federal Neuza Alves, representando o presidente da Corte, desembargador federal Cândido Ribeiro; pelo diretor do foro da seccional baiana, juiz federal Ávio Novaes; pela diretora do foro da Seção Judiciária de Tocantins (SJTO), juíza federal Denise Drumond; pela diretora da Secretaria de Administração do Tribunal, Maria Cristina Turne; pelo diretor do Núcleo Judiciário da SJBA e organizador do encontro, Sidinei Souza; e pela diretora da Secad da Seccional de Mato Grosso, Maria Cecília da Costa.

Ao abrir a programação, o juiz federal Ávio Novaes enalteceu o trabalho desenvolvido pelos diretores de Secad das 14 seções judiciárias que integram a 1.ª Região. O magistrado agradeceu o empenho da atual gestão do TRF, que designou seis diretores de áreas importantes do Tribunal - como as Secretarias de Administração, de Orçamento e de Tecnologia da Informação - para participar dos trabalhos e se inteirar sobre as boas práticas em curso na 1.ª Região.

A iniciativa do segundo encontro dos diretores de Secad foi elogiada pela desembargadora federal Neuza Alves. A magistrada mostrou-se favorável a maior integração entre as seções e subseções judiciárias, o que, segundo ela, contribui para o “amadurecimento” de todo o corpo funcional. “Se não houver compartilhamento das boas práticas, das soluções que tenham sido encontradas aqui ou ali, se não houver repercussão disso pra todo mundo, não terá valido a pena nada, nenhum sacrifício, nenhuma barreira transposta”, declarou.

Programação

Depois da abertura do evento, os participantes fizeram uma dinâmica de entrosamento, mediada pela facilitadora Renata Castello Branco, consultora de RH e especialista em Administração e Gestão de Negócios. Separados em sete grupos, e em clima de descontração, todos se apresentaram e manifestaram suas expectativas quanto ao encontro. Em seguida, a facilitadora proferiu palestra motivacional visando ao envolvimento de todo o grupo para atingir os resultados propostos. “Não adianta ficar apenas reclamando. Dar o foco nas soluções energiza e motiva, cria mais ânimo e confiança para chegar ao objetivo”, afirmou a palestrante.

Na segunda etapa do encontro, a juíza federal Denise Drumond, titular da 1.ª Vara Federal em Palmas/TO, expôs uma boa prática que vem sendo implantada por sua equipe desde 2007 - inicialmente na 1.ª Vara Federal de Governador Valadares, depois em Belo Horizonte e, agora, na capital de Tocantins. O trabalho consiste em um ajuste total do modelo de gestão de processos e, principalmente, de pessoas. “Hoje precisamos aprender a fazer as pessoas fazerem”, sugeriu a magistrada, ao indicar que a mudança deve partir do diretor da vara, que deixa de ser um “técnico altamente qualificado” para tornar-se um “chefe com funções gerenciais”. “Diretor não é um supervisor”, defendeu Denise Drumond. “Ele é o elemento mais estratégico para revolucionar o Poder Judiciário, porque ele pode transformar os resultados da vara”, finalizou.

Com relação aos servidores, o modelo adotado pela juíza propõe uma política de aproximação da equipe - com reuniões frequentes individuais e em grupo para avaliação do trabalho desenvolvido -, treinamentos e avaliações de perfis para remanejamento de tarefas. Na questão processual, uma das medidas implantadas, a redefinição da figura do supervisor - que passou a atuar exclusivamente como minutador -, resultou na redução de 82% dos processos represados no gabinete. Além de aumentar a produtividade, o conjunto de ajustes de procedimentos impactou positivamente na qualidade de vida dos servidores, melhorou o aspecto organizacional e garantiu mais satisfação do público externo.

Após a palestra, a diretora da Secad da 1.ª Vara Federal em Palmas, Clenys de Castro, apresentou um detalhamento de todas as medidas e dos resultados obtidos na vara. Ao mesmo tempo, um grupo de servidores participou de oficina para tratar de assuntos administrativos. A programação do II Encontro de Diretores de Varas e Secads da 1.ª Região se encerra nesta quarta-feira, dia 14, com a realização de dinâmicas em grupo e de novos fóruns e oficinas. O evento tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal (CEF).

RC
Assessoria de Comunicacão Social
Tribunal Regional Federal da 1.ª Região


0 visualizações