Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

23/04/2014 17:23 - INSTITUCIONAL

Seção Judiciária de Minas Gerais promove VIII Seminário sobre Conciliação

O Núcleo de Conciliação da Justiça Federal de Minas Gerais promoveu, no dia 10 de abril, o VII Seminário sobre Conciliação. As seis edições anteriores do Seminário foram realizadas em 2013.

O Seminário atende às diretrizes da Resolução n.º 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário. A Resolução destaca a conciliação e a mediação como práticas efetivas de pacificação social e insta os órgãos do Judiciário a fornecerem treinamento aos servidores, conciliadores e mediadores.

O juiz federal coordenador do Núcleo de Conciliação, André Prado de Vasconcelos, apresentou a primeira palestrante do evento; Inês Campolina, mestre pela Faculdade de Direito Milton Campos e especialista pela Universidade Gama Filho na área do Direito Empresaria, que falou sobre “A Conciliação e o Conciliador”. Durante a abertura do evento de capacitação, o juiz federal André Prado ressaltou a importância da educação continuada voltada para a formação e aprimoramento do conciliador.

A segunda palestra do dia teve como tema “Mediação Comunitária Coletiva” e foi proferida por Antônio Eduardo Silva Nicácio, mestre em Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e coordenador técnico do Programa “Polos de Cidadania” da Faculdade de Direito da UFMG.

A última palestra do Seminário, “Justiça Restaurativa”, foi conduzida pelo juiz de direito auxiliar da Vara Infracional da Justiça da Infância e Juventude em Belo Horizonte/MG e diretor de Cidadania e Direitos Humanos da Associação dos Magistrados Mineiros, Carlos Frederico Braga da Silva.

O evento, realizado no auditório do Edifício Euclydes Reis Aguiar, reuniu cerca de 60 participantes, entre servidores, conciliadores e estagiários. A juíza federal substituta, designada para prestar auxílio ao Núcleo de Conciliação em Belo Horizonte, Geneviéve Grossi Orsi, acompanhou as palestras.

Fonte: Ascom/MG


0 visualizações