Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

15/04/2014 18:58 - INSTITUCIONAL

JEFs e Turmas Recursais são premiadas por desempenho alcançado na pesquisa “O JEF QUE QUEREMOS”

A Coordenação dos Juizados Especiais Federais da 1.ª Região (Cojef) premiou os Juizados Especiais Federais (JEFs) e as Turmas Recursais que obtiveram da primeira à terceira colocação, na avaliação global, após a primeira divulgação da pesquisa “O JEF QUE QUEREMOS”. Também foram premiados os que alcançaram as primeiras colocações em cada um dos sete fatores avaliados. A premiação foi entregue aos vencedores no último dia 11 de abril durante o II Encontro do Projeto MELHORAção dos JEFs da 1.ª Região realizado no TRF-1, em Brasília.

O “JEF QUE QUEREMOS” é um instrumento de avaliação e acompanhamento da situação dos JEFs e das Turmas Recursais da 1.ª Região. O sistema automatizado de avaliação tem por objetivos identificar a situação atual de cada uma das unidades para obtenção de indicadores de desempenho e propor melhorias em busca da situação ideal de funcionamento desses órgãos julgadores. Esta pesquisa é um dos objetivos do Projeto MELHORAção desenvolvido pela Cojef que também visa à implementação de melhorias e resgate da memória dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região.

O resultado do “O JEF QUE QUEREMOS” foi traduzido em forma de dois indicadores globais: o Índice de Gestão de Vara JEF (IGV-JEF) e o Índice de Turma Recursal (IGTR). Com eles será possível estabelecer um ranking na 1.ª Região com demonstração do resultado de classificação geral e por fatores avaliados, por órgão julgador, por estado e pela localidade da Região.

Avaliação - A avaliação dos indicadores foi feita exclusivamente por meio de questionário eletrônico disponível no Portal do TRF da 1.ª Região. Responderam ao questionário todos os magistrados que atuam em vara especializada em JEF e em juizado adjunto a vara de interior; todos os relatores de Turma Recursal; todos os diretores de secretaria de vara JEF e com JEF adjunto; um servidor de cada vara especializada em juizados e de cada juizado adjunto, indicado pelo diretor da secretaria; e todos os diretores de núcleo de apoio às turmas recursais.

Após a compilação dos dados, a 33ª Vara/JEF de Belo Horizonte (MG) ficou em primeiro lugar no cômputo geral do IGV-JEF, seguida pela 22ª Vara/JEF de Salvador (BA) e pela 4ª Vara/JEF de Rondônia (RO). Na avaliação geral do IGTR, a 1ª Turma Recursal de Mato Grosso foi a primeira colocada, seguida pela 2ª Turma Recursal do Acre e pelas Turmas Recursais do Amazonas.

O presidente do Tribunal, desembargador federal Mário César Ribeiro, elogiou a iniciativa. “Parabenizo a desembargadora federal Neuza Alves pela iniciativa do projeto e pelos resultados alcançados, assim como a todos os magistrados e servidores que participaram da pesquisa “O JEF QUE QUEREMOS”, com destaque para o trabalho desenvolvido pelo juiz federal Klaus Kuschel, titular da 33ª Vara/JEF de Minas Gerais, que está auxiliando o trabalho da Presidência junto à Assessoria de Recursos Especiais e Extraordinários (Asret)”, finalizou.

Os primeiros colocados em cada um dos sete fatores avaliados serão divulgados ainda neste mês via INFOJEF.

JC

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1.ª Região


0 visualizações