Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

10/04/2014 18:57 - INSTITUCIONAL

Desembargador federal Mário César Ribeiro se despede do CJF

Crédito: ProformeDesembargador federal Mário César Ribeiro se despede do CJF

O presidente do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região, desembargador federal Mário César Ribeiro, participou, nesta quinta-feira, 10, de sua última sessão como membro efetivo do Conselho da Justiça Federal (CJF), já que nos próximos dias se encerra seu mandato à frente do Tribunal. Em nome do colegiado, o desembargador federal Sérgio Schwaitzer prestou homenagem ao magistrado.

“Reforço a satisfação que esse colegiado teve de contar com a diligente participação de Vossa Excelência em nossas sessões com intervenções sempre pautadas pelos mais legados interesses institucionais. Em nome de todos os conselheiros, resta-nos emanar os mais sinceros agradecimentos por todo empenho, dedicação e trato cordial que Vossa Excelência teve durante todo o seu mandato”, disse o Schwaitzer.

O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), juiz federal Nino Toldo, também prestou homenagem ao desembargador Mário César Ribeiro. “Quero estender ao desembargador Mário César Ribeiro os agradecimentos dos juízes federais, da Ajufe, pelo trato sempre cordial. Vossa Excelência sempre nos atendeu prontamente quando procurado. Quero desejar-lhe felicidade em seu curso profissional e sucesso”.

Após receber uma placa em homenagem aos serviços prestados ao CJF nos últimos dois anos, o desembargador Mário César Ribeiro agradeceu a todos os conselheiros e servidores e destacou que deixa o Conselho com o sentimento de dever cumprido. “Deixo hoje esse colegiado com a consciência do dever cumprido, com a tranquilidade de ter dado o melhor de mim em prol da Justiça Federal, nosso bem maior. Agradeço a todos a cordialidade com que sempre fui distinguido”, disse.

O magistrado ressaltou que foram anos de crescimento profissional e de aprendizado. “Foram dois anos de aprendizado nos quais adquiri experiência, acompanhei e participei do trabalho profícuo aqui realizado em prol do crescimento e do aperfeiçoamento da Justiça Federal brasileira. Considero esse Conselho, por sua composição, melhor dotado da experiência e sensibilidade necessária para tratar nossas questões administrativas e disciplinares, porquanto constituído de magistrados que presidem os tribunais regionais federais e ministros do Superior de Tribunal de Justiça, todos experientes e profundos conhecedores da nossa realidade”.

O presidente do TRF1 salientou que o colegiado do CJF sempre prestigiou os pleitos oriundos dos tribunais regionais federais. “Constatei no tempo em que aqui estive ser preocupação deste Colegiado prestigiar os tribunais regionais federais, especialmente no tocante ao exercício dos poderes correcionais, respeitando, como não poderia deixar de ser, o texto constitucional que assegura autonomia administrativa aos tribunais”.

O desembargador Mário César Ribeiro enfatizou que deixa a presidência do TRF da 1.ª Região sem ter conseguido realizar duas ações fundamentais. “Concluo meu mandato no TRF da 1.ª Região no próximo dia 25 corrente, infelizmente, sem ver implementadas medidas importantes para desafogar e dar celeridade aos processos que abarrotam nossa Corte, em especial, duas ações que considero inadiáveis: o aumento do número de desembargadores e a reestruturação do quadro de servidores do Tribunal, das seções e subseções judiciárias da Primeira Região”.

Processos - Em sua última sessão como membro efetivo do CJF, o desembargador Mário César Ribeiro foi relator de dois processos. O primeiro, indeferido unanimemente, tratava de requerimento feito por servidores da Seção Judiciária de Foz do Iguaçu objetivando o pagamento de auxílio-escolar. O outro, sobre alterações no Plano de Obras do TRF1, foi aprovado por unanimidade.

JC

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1.ª Região


0 visualizações