Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

07/04/2014 08:30 - INSTITUCIONAL

Inaugurada sede própria da Justiça Federal na cidade sol baiana

Crédito: Créditos da fotoInaugurada sede própria da Justiça Federal na cidade sol baiana

No último dia 6(seis) de abril, o presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, desembargador federal Mário César Ribeiro, inaugurou a sede própria da Subseção Judiciária de Jequié, na Bahia, situada a 365 km de Salvador e chamada popularmente de "cidade sol", devido ao clima quente predominante na região, onde a temperatura pode chegar aos 48º C. A Subseção conta atualmente com um acervo de mais de sete mil processos em tramitação, em sua maioria relativos a matérias previdenciárias.

Em seu discurso, o presidente Mário César Ribeiro lembrou do árduo trabalho realizado para inauguração da nova sede da Subseção: “Foram 18 meses de muito trabalho , tendo sido investidos nesta edificação valores superiores a 9 milhões de reais, sendo importante destacar os trabalhos realizados pelo Dr. Avio Mozar de Novaes como diretor do foro da Seção Judiciária da Bahia, da sua equipe e da Dr. Sandra Lopes Santos de Carvalho, juíza federal que atuou cerca de dois anos e meio, os quais deram o melhor de si, agindo com entusiasmo, comprovando que nenhum obstáculo é grande quando nossa vontade de vencer é maior, e deixando claro que, para o sucesso desta obra, atitude e força de vontade foram tão importantes quanto capacidade”, afirmou o presidente.

A nova sede, que dispõe de 2.829 m² de construção, foi erguida em terreno de 5.030 m² doado pela Prefeitura de Jequié. Suas amplas instalações e a modernidade da arquitetura chamaram a atenção do diretor do foro da Seção Judiciária da Bahia, juiz federal Ávio Mozar Novaes, que destacou a abrangência da jurisdição da subseccional, além de enfatizar o esforço dos poderes constituídos para a inauguração da nova sede: “A prestação jurisdicional para mais de 1 milhão de habitantes dos 44 municípios de jurisdição da Subseção Judiciária de Jequié é a soma de esforços dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário”, enfatizou o magistrado.

A juíza federal Sandra Lopes Santos de Carvalho - que atuou por de mais dois anos como diretora da subseção de Jequié e representou a atual diretora, juíza federal Karine Costa Carlos Rhem da Silva, na solenidade - relembrou a chegada da Justiça Federal na cidade em janeiro de 2006 e frisou que a inauguração vai além de um espaço físico novo, o qual era esperado há mais de 8 anos:” Sinto que este prédio não tem apenas o sentido arquitetônico ou físico de ser um lugar mais confortável de acesso ao judiciário federal. Ele tem sentido maior, diria até psicológico, para o desenvolvimento social e econômico desta cidade e de toda região, que é o de tornar mais confiável, porque efetivo, o direito fundamental de acessar a justiça”.

Presente também ao evento, o deputado federal Antônio Brito, no uso da palavra, explanou que seu mandato como deputado seria em prol da organização das instituições públicas em Jequié e que a Justiça Federal, em especial, teve seu apoio para a construção do prédio.

Diversas autoridades prestigiaram a solenidade, entre elas a prefeita de Jequié, Tânia Britto; o representante do diretor do fórum da comarca de Jequié, juiz de direito Tibério Coelho Magalhães; o procurador federal Danilo Modesto; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Subseção de Jequié, Agenor Pereira Nery Júnior; e o comandante do 19.º Batalhão da Polícia Militar, major Ricardo César Santana Lima. Também esteve presente ao evento o secretário-geral da Presidência do Tribunal, Paulo Cardoso de Oliveira.

LC

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1.ª Região


0 visualizações