Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

10/12/2013 10:00 - INSTITUCIONAL

Equipe do TRF da 1.ª Região discute macrodesafios de planejamento estratégico para 2015/2020

Equipe do TRF da 1.ª Região discute macrodesafios de planejamento estratégico para 2015/2020

Representantes do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF1) participaram, nos dias 2 e 3 de dezembro, de reunião no Conselho da Justiça Federal (CJF) para tratar dos macrodesafios do Planejamento Estratégico Nacional do Poder Judiciário - 2015/2020, aprovados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Conduzido pela secretária-geral do CJF, Eva Ferreira Barros, o encontro teve a participação do juiz federal em auxílio à Corregedoria-Geral do TRF1, César Jatahy Fonseca - representando o desembargador federal I’talo Mendes -; do diretor-geral do Tribunal, Roberto Elias Cavalcante; da diretora da Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação (Secge), Bárdia Tupy, e da diretora da Divisão de Desenvolvimento Institucional (Diden/Secge), Mariana Gomide. Também participaram os gestores de metas do CNJ - desembargadores federais e juízes das cinco regiões da Justiça Federal responsáveis pelo acompanhamento, no âmbito das respectivas regiões, das metas propostas pelo Conselho Nacional de Justiça.

O objetivo foi discutir os macrodesafios da Justiça Federal apresentados no VII Encontro Nacional do Poder Judiciário - realizado nos dias 18 e 19/11 -, a começar pela análise de um levantamento do cenário atual: pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. Esses dados foram obtidos por meio de questionário respondido por magistrados de seções e subseções judiciárias e por desembargadores federais dos TRFs.

Macrodesafios

Os seis macrodesafios do Planejamento Estratégico Nacional do Poder Judiciário - 2015/2020, voltados à Justiça Federal e que foram trabalhados no encontro, dizem respeito à celeridade na prestação jurisdicional, ao aprimoramento da gestão criminal, ao combate à corrupção e à improbidade administrativa, à adoção de soluções alternativas de conflitos, à gestão de demandas repetitivas e ao impulso às execuções cíveis. Cada grupo - composto de magistrados, dirigentes e servidores de TRFs - ficou responsável pela discussão e análise do cenário atual de um tema específico. Esse trabalho foi dirigido pela coordenadora do Comitê Gestor do Planejamento Estratégico da Justiça Federal, desembargadora federal Therezinha Cazerta, do TRF da 3.ª Região.

No final de janeiro de 2014, as equipes voltarão a se encontrar para estipular os objetivos estratégicos de cada macrodesafio. “Os tribunais estão pensando no futuro, planejando estrategicamente o Judiciário para as demandas que virão, com o objetivo de cumprir a missão da Justiça Federal, que é tornar a prestação jurisdicional mais célere, eficaz e acessível”, afirmou a diretora Bárdia Tupy.

Glossário de metas

Como extensão do encontro realizado nos dias 2 e 3, servidores do TRF da 1.ª Região participaram de videoconferência na última sexta-feira, dia 6, com representantes do CJF e técnicos dos demais TRFs. A reunião teve como pauta a análise do glossário das metas do Poder Judiciário para 2014, também definidas durante o VII Encontro Nacional do Judiciário. Das seis metas nacionais, quatro são destinadas à Justiça Federal. Entre os objetivos propostos está o julgamento de metade das ações de improbidade administrativa ingressas em 2012 e de todo o estoque protocolado até o fim de 2011.

Os glossários, que detalham os parâmetros de aferição do cumprimento de cada meta, foram encaminhados pelo CNJ para apreciação do Conselho da Justiça Federal. Nesta terça-feira, dia 10, encerra-se o prazo para o CJF devolver o documento com as modificações sugeridas pela equipe técnica da Justiça Federal.

RC

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1.ª Região


0 visualizações