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21/11/2013 19:05 - INSTITUCIONAL

Secre capacita facilitadores para atuar no Programa Melhoria do Ambiente de Trabalho

Crédito: Carlos RodriguesSecre capacita facilitadores para atuar no Programa Melhoria do Ambiente de Trabalho

A Secretaria de Recursos Humanos (Secre) do Tribunal, por meio da Seção de Promoção da Qualidade de Vida no Trabalho (Sevid), iniciou nesta quinta-feira, dia 21 de novembro, no Salão Nobre, a oficina de capacitação para multiplicadores do Programa Melhoria do Ambiente de Trabalho. Ao iniciar as atividades do dia, a supervisora da Sevid, Frassinete Maria Maciel Galvão, destacou que o objetivo é realizar um trabalho conjunto com base nos resultados do Diagnóstico de Qualidade de Vida no Trabalho, realizado em toda a Primeira Região em 2012. “A expectativa é grande, pois trabalhamos durante todo o ano amadurecendo as ideias para concretizar esse Programa. Assim, o objetivo é sair dessa capacitação, efetivamente, com ferramentas e conhecimentos para iniciar a atuação no ambiente de trabalho.”

O evento, que se estenderá até a próxima sexta-feira, dia 22, conta com a consultoria da SCO - Gestão e Excelência Empresarial, empresa de assessoria organizacional para o desenvolvimento de soluções de melhoria gerencial contínua. Neste primeiro dia, foram ministradas palestras: o professor e consultor organizacional André Villela de Souza falou sobre conceitos básicos de qualidade de vida no trabalho e sobre os resultados do Diagnóstico de QVT; já o professor Alessandro Martinez falou sobre entendimento de perfil comportamental individual e coletivo, além de reflexões sobre relacionamento interpessoal. Na parte da tarde, o professor e doutor em Planejamento e Emprego de Recursos Públicos Nelson Santini Júnior ministrou palestra sobre "Gestão participativa e gestão do tempo". Os servidores também participaram de um trabalho em grupo, com o desafio de identificar o principal problema a ser solucionado para melhoria do seu ambiente de trabalho.

No segundo dia da oficina, o palestrante André Augusto Villela apresentará o tema "Gestão de valores", enquanto Alessandro Martinez falará sobre "Desenvolvimento criativo e cooperativo das equipes de trabalho". Na parte da tarde, o tema abordado será "Gestão do bem-estar".

Ao final da atividade, os participantes serão avaliados quanto a requisitos indispensáveis e desejáveis para atuação como facilitadores, como habilidades interpessoais, facilidade de falar em público, de trabalhar em equipe e se integrar ao grupo, conhecimento ou experiência em planejamento estratégico, facilidade de mediar conflitos e apresentar soluções além de conhecimento relacionado à gestão de pessoas.

Após a capacitação, os facilitadores atuarão durante o horário de trabalho, em equipe multidisciplinar e com o apoio da equipe da Divisão de Desenvolvimento e Avaliação de Recursos Humanos (Direh). O objetivo é que trabalhem em ações que possibilitem a consecução dos objetivos traçados pelo Programa de Melhoria do Ambiente de Trabalho, entre elas:

• Identificação dos principais problemas em conjunto com a unidade atendida.
• Elaboração de soluções em conjunto com a unidade atendida.
• Aplicação das ferramentas e metodologias apreendidas na oficina de capacitação citada.
• Elaboração de relatório final de conclusão dos trabalhos.

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1.ª Região


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