Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

07/11/2013 18:53 - INSTITUCIONAL

Encontro de diretores de Varas e Secads debate boas práticas na Justiça Federal

Crédito: Marisa Fernandes - Secos/MTEncontro de diretores de Varas e Secads debate boas práticas na Justiça Federal

Teve início nesta quinta-feira, 7 de novembro, o I Encontro de Diretores de Vara e Secads da 1.ª Região - Intercâmbio de Boas Práticas, na Seção Judiciária de Mato Grosso, em Cuiabá. Até a próxima sexta-feira, dia 8, dirigentes da Primeira Região participam do encontro, que tem por objetivo promover a troca de informações sobre boas práticas administrativas e judiciais, buscando atingir uma das metas do Planejamento Estratégico: a Simplificação de Processos.

O diretor do foro da Seção Judiciária de Mato Grosso (SJMT), juiz federal Paulo Cézar Alves Sodré, deu as boas vindas aos participantes com uma citação árabe: “quando estás em minha casa, tu és o dono e eu sou a visita”.

Em sua fala, o diretor-geral do TRF da 1.ª Região, Roberto Elias Cavalcante, destacou ser este um evento único na Região, pensado pelas 14 seções judiciárias, sediado pela SJMT e apoiado tecnicamente pelo Tribunal para o compartilhamento de boas práticas: “é necessário refletir sobre a vocação da Justiça Federal e seus compromissos com a sociedade brasileira. A realidade atual exige mudanças rápidas, gestão dinâmica e flexibilidade, impondo às organizações um constante processo de evolução e aprimoramento. Exige planejamento, organização e coordenação”, afirmou o dirigente.

O diretor-geral ressaltou ainda que o Tribunal de Contas da União (TCU), por meio da Decisão Normativa TCU 132, divulgou os procedimentos e diretrizes para elaboração do processo de prestação de contas dos órgãos da União, sendo que, pela primeira vez, em 24 anos de existência, o TRF da 1.ª Região e seções judiciárias vinculadas não foram incluídos entre as unidades jurisdicionadas, cujos responsáveis terão as contas de 2013 julgadas.

O evento inédito foi coordenado pela diretora da Secretaria Administrativa da SJMT, Maria Cecília Silva da Costa Custódio, que agradeceu a “todas as pessoas que construíram cada tijolo deste trabalho que apresentamos hoje” A diretora destacou, ainda, que “este encontro, a ousadia e o pioneirismo refletem algumas questões. Esperamos que registre qualquer erro e lacuna encontrados no trabalho cotidiano e aponte sugestões para os próximos encontros que virão para termos bons resultados, andando de mãos dadas como nosso Tribunal”.

Maria Cecília lembrou o objetivo do encontro - encontrar um bom caminho para resolver atividades e serviços - e afirmou: “todos aqui temos orgulho de trabalhar na Justiça Federal, uma instituição séria, que tem credibilidade na sociedade, por isso queremos aumentar nossa produção, deixando-a com mais qualidade no menor tempo possível”.

Programação - neste primeiro dia de evento, foram apresentadas duas palestras: “A estratégia da Justiça Federal: Desafio no Cumprimento de Metas”, ministrada pela diretora da Divisão de Desenvolvimento Institucional (Diden) do TRF, Mariana Gomide Madruga; e “Construindo um Ambiente de Trocas Efetivas: Desafios Gerenciais e Recursos Pessoais”, apresentada pela facilitadora Diva Silveira.

Nesta sexta-feira, 8 de novembro, segundo dia do Encontro, serão formados grupos de trabalho que debaterão sobre boas práticas, além da apresentação de uma carta ao TRF da 1.ª Região com as boas práticas sugeridas pelos participantes.


0 visualizações