Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

15/10/2013 18:04 - INSTITUCIONAL

Seminário Justiça em Números apresenta radiografia do Judiciário

Seminário Justiça em Números apresenta radiografia do Judiciário

Teve início nesta terça-feira, dia 15 de outubro, o VI Seminário Justiça em Números, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e que tem como tema central a Administração da Justiça e a Garantia de Direitos: Diálogos sobre a Eficiência na Gestão do Judiciário. O presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, presidiu a solenidade de lançamento da pesquisa Justiça em Números 2013, que traz uma radiografia do Poder Judiciário com base em dados de 2012. O relatório é considerado o mais importante panorama global da Justiça brasileira.

O TRF da 1.ª Região está sendo representado, no evento, pela diretora da Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação, Bárdia Tupy.
Na solenidade de abertura, o ministro Joaquim Barbosa afirmou que o Poder Judiciário tem, entre os principais desafios, de dar resposta ao crescente número de processos judiciais em tramitação, cujo aumento foi de 10,6% nos últimos quatro anos, atingindo 92 milhões em 2012.

O ministro destacou que, dos 92 milhões de processos em tramitação no ano passado, 28 milhões eram relativos a casos novos. Na opinião do magistrado, isso reflete o "excesso de litigância" no País e, ao mesmo tempo, a ampliação do acesso à Justiça, gerada, principalmente, pela atuação dos 12 mil juizados especiais destinados a buscar soluções mais céleres e menos formais. Nessas unidades, 11 milhões de processos tramitaram em 2012.

Justiça em Números - A pesquisa traz informações relativas ao funcionamento da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho, como movimentação processual; despesas com pessoal; taxa de congestionamento e carga de trabalho dos juízes.

O objetivo do CNJ é que os dados sejam utilizados para a criação de uma cultura de planejamento e gestão estratégica. Outras finalidades do Justiça em Números são fornecer bases para a construção de políticas de gestão e possibilitar a avaliação da necessidade de criação de cargos e funções. Os números são encaminhados semestralmente pelos tribunais.

O seminário Justiça em Números 2013 ocorre na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília/DF, até a próxima quarta-feira, 16 de outubro.


0 visualizações