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04/10/2013 18:24 - INSTITUCIONAL

Workshops para gestores estratégicos marcam início do projeto Melhoria do Ambiente de Trabalho na 1.ª Região

Workshops para gestores estratégicos marcam início do projeto Melhoria do Ambiente de Trabalho na 1.ª Região

Nesta sexta-feira, dia 4 de outubro, a Secretaria de Recursos Humanos (Secre), por meio da Seção de Promoção da Qualidade de Vida no Trabalho (Sevid/Direh), realizou dois workshops como marco inicial da implantação do projeto Melhoria do Ambiente de Trabalho. A atividade contou com a presença de diretores de secretarias e coordenadores de Turmas do TRF da 1.ª Região e diretores de Secretarias Administrativas (Secad) das seções judiciárias vinculadas.

Realizado no Salão Nobre, o evento foi dividido em duas etapas: pela manhã, o primeiro workshop abordou o tema "O papel da liderança na promoção da qualidade de vida no trabalho", apresentado pela facilitadora Rosemary Domingues Wargas; já na parte da tarde, o segundo workshop tratou de "O papel da liderança na construção das relações interpessoais saudáveis", com apresentação da facilitadora Edina Bom Sucesso.

Na abertura da atividade, a diretora da Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação (Secge), Bárdia Tupy, representando o diretor-geral, Roberto Elias Cavalcante, destacou que, desde o início da gestão, a Presidência decidiu investir esforços na construção de uma Política de Qualidade de Vida no Trabalho para garantir maior eficácia e produtividade, aliadas a um clima organizacional de qualidade. “Ao verificarmos a viabilidade de execução desse novo programa, concluímos que precisávamos receber uma qualificação para efetivar essa melhoria. Temos escassez de recursos humanos, dificuldades financeiras, sobrecarga de serviço e dificuldades de organização da gestão. Trata-se de um assunto muito importante e temos que unir forças para que seja uma ação contínua e que contribua sempre para o bem-estar do servidor”, afirmou.

Márcio Albuquerque, diretor da Divisão de Desenvolvimento e Avaliação de Recursos Humanos (Direh), explicou que o projeto prevê uma nova vertente teórica e prática, que consiste em um planejamento estratégico que considere os fatores críticos que dificultam a promoção do bem-estar, da qualidade de vida e da produtividade saudável. “Trata-se de um projeto que impactará na melhoria do ambiente de trabalho bem como na adoção de ações estratégicas de caráter multidisciplinar que favoreçam esse novo conceito de produtividade saudável. Como marco inicial de implantação, planejou-se esses workshops para os gestores estratégicos da Primeira Região e consideramos fundamental o apoio da alta direção e dos gestores participantes para que as ações sejam efetivamente legitimadas junto ao corpo funcional”, ratificou Márcio.

As facilitadoras - Rosemary Domingues Wargas, responsável pela apresentação do tema “O papel da liderança na Promoção da Qualidade de Vida”, é secretária de Gestão de Pessoas do Tribunal Regional do Trabalho da 10.ª Região. Em sua palestra, ela tratou da importância do envolvimento dos gestores para solucionar os resultados apontados pelo Diagnóstico de Qualidade de Vida no Trabalho, pesquisa realizada no Tribunal em 2012. “O comprometimento institucional deles é indispensável para que consigamos ser efetivos nas ações de melhoria do ambiente de trabalho. Quando se fala em Qualidade de Vida no Trabalho não se dispensa nenhum dos atores organizacionais”, completou.

Já Edina Bom Sucesso foi responsável por ministrar o tema “O papel da liderança na construção das Relações Interpessoais Saudáveis”. Ela é fundadora da Ergon, empresa de consultoria em desenvolvimento de pessoas e organizações. Edina realizou pesquisa recente em que identificou que as pessoas querem o ambiente de trabalho saudável e colocam o relacionamento interpessoal como a variável mais influente para essa realidade. “Nosso objetivo aqui é focar nas relações interpessoais e despertar a consciência do líder quanto à importância do papel dele. A intenção é demonstrar como os líderes lidam com as pressões e metas e como podem atuar de modo a obter resultados sem que, da parte deles, existam ações que gerem muito estresse e dificuldades para as pessoas”, explicou. Edina destacou ainda a importância das relações interpessoais dentro das equipes como um todo, pois não só os líderes têm problemas com funcionários, mas entre os servidores também há dificuldades de relacionamento.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1.ª Região


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