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01/10/2013 18:08 - INSTITUCIONAL

Secin orienta como se prevenir dos Spams

O TRF da 1.ª Região recebe diariamente milhares de spams (mensagens com pragas virtuais ou com finalidade de propaganda). O Tribunal possui um serviço anti-spam que bloqueia automaticamente muitas dessas mensagens. Todavia, devido à constante mudança de remetentes e textos dos e-mails, algumas mensagens indesejáveis passam pelo filtro.

A Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin) do TRF/1.ª Região solicita que mensagens suspeitas sejam encaminhadas ao Bloqueio Spam (bloqueio.spam@trf1.jus.br), a fim de que o setor possa melhorar o serviço de bloqueio.

Leia abaixo o artigo que explica como se prevenir dos Spams.

Spam: como se prevenir

É muito importante que você saiba como identificar os spams, para poder detectá-los mais facilmente e agir adequadamente. As principais características dos spams são:

1) Apresentam cabeçalho suspeito: o cabeçalho do e-mail aparece incompleto, por exemplo, os campos de remetente e/ou destinatário aparecem vazios ou com apelidos/nomes genéricos, como “amigo@” e “suporte@”.

2) Apresentam no campo “Assunto” (Subject) palavras com grafia errada ou suspeita: a maioria dos filtros antispam utiliza o conteúdo deste campo para barrar e-mails com assuntos considerados suspeitos. No entanto, os spammers adaptam-se e tentam enganar os filtros colocando neste campo conteúdos enganosos, como “vi@gra”' (em vez de “viagra”).

3) Apresentam no campo Assunto textos alarmantes ou vagos: na tentativa de confundir os filtros antispam e de atrair a atenção dos usuários, os spammers costumam colocar textos alarmantes, atraentes ou vagos demais, como “Sua senha está inválida”, “A informação que você pediu” e “Parabéns”.

4) Oferecem opção de remoção da lista de divulgação: alguns spams tentam justificar o abuso, alegando que é possível sair da lista de divulgação, clicando no endereço anexo ao e-mail. Este artifício, porém, além de não retirar o seu endereço de e-mail da lista, também serve para validar que ele realmente existe e que é lido por alguém.

Alguns cuidados que você deve tomar para tentar reduzir a quantidade de spams recebidos são:

1) Seja cuidadoso ao fornecer seu endereço de e-mail. Existem situações onde não há motivo para que o seu e-mail seja fornecido. Ao preencher um cadastro, por exemplo, pense se é realmente necessário fornecer o seu e-mail e se você deseja receber mensagens deste local;

2) Fique atento a opções pré-selecionadas. Em alguns formulários ou cadastros preenchidos pela Internet, existe a pergunta se você quer receber e-mails, por exemplo, sobre promoções e lançamentos de produtos, cuja resposta já vem marcada como afirmativa. Fique atento a esta questão e desmarque-a, caso não deseje receber este tipo de mensagem;

3) Não siga links recebidos em spams e não responda mensagens deste tipo (estas ações podem servir para confirmar que seu e-mail é válido);

4) Desabilite a abertura de imagens em e-mails HTML (o fato de uma imagem ser acessada pode servir para confirmar que a mensagem foi lida);

5) Crie contas de e-mail secundárias e forneça-as em locais onde as chances de receber spam são grandes, como ao preencher cadastros em lojas e em listas de discussão;

6) Utilize as opções de privacidade das redes sociais (algumas redes permitem esconder o seu endereço de e-mail ou restringir as pessoas que terão acesso a ele);

7) Respeite o endereço de e-mail de outras pessoas. Use a opção de “Bcc:” ao enviar e-mail para grandes quantidades de pessoas. Ao encaminhar mensagens, apague a lista de antigos destinatários, pois mensagens reencaminhadas podem servir como fonte de coleta para spammers.


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