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24/09/2013 16:41 - INSTITUCIONAL

Ajude a evitar Spam’s na rede do Tribunal

O TRF da 1.ª Região recebe diariamente milhares de spams (mensagens com pragas virtuais ou com finalidade de propaganda). O Tribunal possui um serviço anti-spam que bloqueia automaticamente muitas dessas mensagens. Todavia, devido à constante mudança de remetentes e textos dos e-mails, algumas mensagens indesejáveis passam pelo filtro.
A Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin) do TRF/1.ª Região solicita que mensagens suspeitas sejam encaminhadas ao Bloqueio Spam (bloqueio.spam@trf1.jus.br), a fim de que o setor possa melhorar o serviço de bloqueio.
Leia abaixo um artigo que explica o que é o Spam e quais são seus impactos.

Spam: o que é
Spam é o termo usado para se referir aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas.
O spam em alguns pontos se assemelha a outras formas de propaganda, como a carta colocada na caixa de correio, o panfleto recebido na esquina e a ligação telefônica ofertando produtos.
Spams estão diretamente associados a ataques à segurança da Internet e do usuário, sendo um dos grandes responsáveis pela propagação de códigos maliciosos, disseminação de golpes e venda ilegal de produtos.
Algumas das formas como você pode ser afetado pelos problemas causados pelos spams são:

1) Perda de mensagens importantes: devido ao grande volume de spam recebido, você corre o risco de não ler mensagens importantes, lê-las com atraso ou apagá-las por engano.

2) Conteúdo impróprio ou ofensivo: como grande parte dos spams são enviados para conjuntos aleatórios de endereços de e-mail, é bastante provável que você receba mensagens cujo conteúdo considere impróprio ou ofensivo.

3) Não recebimento de e-mails: caso o número de spams recebidos seja grande e você utilize um serviço de e-mail que limite o tamanho de caixa postal, você corre o risco de lotar a sua área de e-mail e, até que consiga liberar espaço, ficará impedido de receber novas mensagens.

Alguns dos problemas relacionados a spam que provedores e empresas costumam enfrentar são:

1) Impacto na banda: o volume de tráfego gerado pelos spams faz com que seja necessário aumentar a capacidade dos links de conexão com a Internet.

2) Má utilização dos servidores: boa parte dos recursos dos servidores de e-mail, como tempo de processamento e espaço em disco, são consumidos no tratamento de mensagens não solicitadas.

3) Inclusão em listas de bloqueio: um provedor que tenha usuários envolvidos em casos de envio de spam pode ter a rede incluída em listas de bloqueio, o que pode prejudicar o envio de e-mails por parte dos demais usuários e resultar em perda de clientes.

Os spammers utilizam diversas técnicas para coletar endereços de e-mail, desde a compra de bancos de dados até a produção de suas próprias listas, geradas a partir de:

1) Ataques de dicionário: consistem em formar endereços de e-mail a partir de listas de nomes de pessoas, de palavras presentes em dicionários e/ou da combinação de caracteres alfanuméricos.

2) Códigos maliciosos: muitos códigos maliciosos são projetados para varrer o computador infectado em busca de endereços de e-mail que, posteriormente, são repassados para os spammers.


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