Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

27/06/2013 20:18 - INSTITUCIONAL

Ney Bello toma posse no cargo de desembargador federal do TRF da 1.ª Região

Ney Bello toma posse no cargo de desembargador federal do TRF da 1.ª Região

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, dia 27, o magistrado Ney de Barros Bello Filho tomou posse no cargo de desembargador federal do TRF da 1.ª Região. A solenidade, conduzida pelo presidente da Corte, desembargador federal Mário César Ribeiro, ocorreu na Sala de Sessões Plenárias do Tribunal, em Brasília, e reuniu dezenas de autoridades, entre desembargadores, juizes federais e membros dos três poderes da República.

O ato de nomeação de Ney Bello para o TRF foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 12 de junho. Promovido pelo critério de merecimento, o novo integrante do Tribunal ocupará a vaga deixada pela desembargadora federal Assusete Magalhães, que assumiu, em agosto de 2012, o cargo de ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Ney Bello tem 44 anos de idade e atuava como juiz federal titular da 1.ª Vara Criminal do Maranhão. A cerimônia de posse foi aberta com a execução do Hino Nacional, interpretado pelo Coral Habeas Cantus, do Poder Judiciário do Distrito Federal. Em seguida, o magistrado foi conduzido à frente pelos desembargadores federais Jirair Aram Meguerian e Cândido Ribeiro. Após prestar o compromisso solene, assinou o termo de posse, lido pelo diretor-geral da Secretaria, Roberto Elias Cavalcante.

Em entrevista à Assessoria de Comunicação Social do Tribunal, Ney Bello afirmou que terá, como principal desafio, a grande demanda de ações previdenciárias em curso na 1.ª Turma do Tribunal, onde atuará ao lado dos desembargadores federais Néviton Guedes e Ângela Catão. “É preciso muita disposição, muito compromisso e força para conseguir julgar os processos, reduzir todo o acúmulo existente e cumprir a função de juiz, que é uma das funções mais nobres do poder público brasileiro”, disse. “A perspectiva é de contribuir, ao máximo, com o engrandecimento da Corte (...) e dar algo de mim para a melhor prestação jurisdicional no Brasil e na Primeira Região”.

O novo desembargador federal foi declarado empossado pelo presidente Mário César Ribeiro, que fez a entrega do Colar do Mérito Judiciário “Ministro Nelson Hungria” ao magistrado. O presidente colocou-se à disposição do novo par, sobre quem destacou a experiência de 17 anos e meio na Justiça Federal e as diversas passagens pelo TRF, como juiz convocado. “Ney Bello é um magistrado experiente, com um belo currículo (...), e agora chega em definitivo para nos auxiliar nos nossos trabalhos. Ele já tem todos os fundamentos e conhecimento sólido para exercer a magistratura”, frisou.

A cerimônia de posse foi encerrada após a interpretação, pelo Coral Habeas Cantus, do Hino da Justiça Federal da 1.ª Região. Além do presidente do Tribunal, compuseram a mesa de honra o procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 1.ª Região, Juliano Baiocchi Villa-Verde de Carvalho, a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Isabel Gallotti, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Coelho. Entre as autoridades presentes à solenidade estavam membros do Judiciário, do Ministério Público, das Forças Armadas, ministros de estados, deputados federais e representantes do Executivo e Legislativo do Maranhão.

Trajetória

Ney Bello nasceu no dia 23 de março de 1969, em São Luiz/MA, e formou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Possui mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Já atuou como promotor de Justiça do Ministério Público Estadual do Maranhão, de 1992 a 1995, e como procurador da República do Ministério Público Federal (MPF), em 1995, além de exercer a atividade de professor adjunto na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

No Judiciário, Ney Bello assumiu o cargo de juiz federal substituto da Seção Judiciária do Maranhão (SJMA), em novembro de 1995, e atuou como juiz da Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais (TR/JEFs) do mesmo estado. Desde 1998, respondia pela titularidade da 1.ª Vara Federal da Seção Judiciária do Maranhão (SJMA). Também exerceu o cargo de juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), entre 1996 e 1998. É autor de três livros de literatura publicados e integra, desde 2009, a Academia Maranhense de Letras.

Composição do TRF

O Tribunal Regional Federal da 1.ª Região é um dos cinco TRFs brasileiros e tem composição plena de 27 desembargadores federais, nomeados pelo presidente da República. Como havia duas vagas a serem preenchidas, uma cadeira ainda permanece vaga após a posse de Ney Bello. A Corte é integrada por magistrados com idade entre trinta e sessenta e cinco anos, sendo um quinto deles provenientes da carreira de advogados e membros do Ministério Público Federal (MPF), com mais de dez anos de atuação - o chamado “quinto constitucional”. O restante é nomeado mediante promoção de juízes federais com mais de cinco anos de exercício. Estes são escolhidos pelos critérios de antiguidade e merecimento, alternadamente. O TRF tem abrangência sobre 13 estados e o Distrito Federal.

RC

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1.ª Região


0 visualizações