Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

19/06/2013 11:59 - INSTITUCIONAL

CNJ testa metodologia para o Censo do Poder Judiciário em Santa Catarina

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estará em Santa Catarina, a partir desta quinta-feira, 20 de junho, para testar a metodologia do chamado Censo Nacional do Poder Judiciário. Com duração de dois dias, o teste será conduzido pelo grupo de trabalho instituído pela Portaria 24 de fevereiro de 2013 e auxiliado pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do CNJ.

O censo será aplicado pela primeira vez em todos os tribunais do país para revelar o perfil socioeconômico e funcional do Poder Judiciário brasileiro. O questionário será eletrônico, individual, de autopreenchimento, sigiloso e que só poderá ser preenchido por servidores e magistrados. “O objetivo é levantar dados para elaboração de políticas públicas visando o aprimoramento da prestação jurisdicional. O Poder Judiciário precisa conhecer seu maior patrimônio, composto pelos 400 mil servidores e 16 mil magistrados”, afirmou o conselheiro do CNJ Jefferson Kravchychyn, um dos coordenadores do censo e que acompanhará in loco o projeto em Santa Catarina.

“Esse será o primeiro diagnóstico populacional específico da história da Justiça. A partir dele poderemos estabelecer diretrizes e políticas públicas para melhorar o acesso à Justiça”, completou o conselheiro Jorge Hélio, que também participa da coordenação dos trabalhos.

Em Santa Catarina, o projeto-piloto do censo será testado em serventias do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC); Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4); Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) e Tribunal Regional do Trabalho (TRT-12). Na semana passada, o teste ocorreu em Sergipe.

Fonte: CNJ


0 visualizações