Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

04/06/2013 17:31 - INSTITUCIONAL

TRF 1.ª Região instala Núcleo de Cooperação Judiciária e cumpre Meta 4 do CNJ

Cumprindo a Meta 4, do CNJ, o TRF da 1.ª Região criou, em setembro de 2012, por meio da Portaria Presi/Cenag 339, o Núcleo de Cooperação Judiciária da Justiça Federal da 1.ª Região.

Três meses após, os membros do Núcleo participaram de reunião na sede do TRF1, juntamente com a diretora do foro da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF), Gilda Maria Sigmaringa Seixas, a diretora do Centro de Estudos e Apoio à Gestão Organizacional (Cenag), Bárdia Tupy, e o servidor Marcos Dias. E, por videoconferência, também participaram a desembargadora federal Mônica Sifuentes e os diretores de foro e juízes de cooperação integrantes do núcleo das seccionais do Acre, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, Rondônia, e Tocantins. Durante a reunião, além da apresentação dos membros do grupo, houve troca de experiências e sugestões das seccionais para o bom funcionamento do núcleo.

Na ocasião, os magistrados deliberaram que o juiz de cooperação poderia intermediar o andamento das demandas e agir como diplomata entre as justiças Federal, Estadual, do Trabalho, Eleitoral e Militar, visando, sempre, ao aumento da celeridade processual, melhorando a prestação jurisdicional. A composição do Núcleo de Cooperação Judiciária da 1.ª Região é formada, em 2.º grau, pela desembargadora federal Mônica Sifuentes e pelo juiz federal em auxílio à Presidência, Carlos Augusto Pires Brandão. Em 1.º grau, os membros do núcleo são juízes federais indicados pelos diretores de foro das seções judiciárias.

Composição do Núcleo de Cooperação Judiciária

Coordenadora do Núcleo

Desembargadora federal Mônica Sifuentes

TRF

1.ª Região

Juiz federal em auxílio à Presidência, Carlos Augusto Pires Brandão

Seção Judiciária

Juízes cooperadores

AC

Régis de Souza Araújo

AM

Dimis da Costa Braga

AP

Mauro Henrique Viera

BA

Saulo José Casali Bahia

DF

David Wilson de Abreu Pardo

GO

Warney Paulo Nery Araujo

MA

José Carlos do Vale Madeira

MG

Gláucio Ferreira Maciel Gonçalves

MT

Célia Regina Ody Bernardes

PA

Arthur Pinheiro Chaves

PI

Derivaldo de Figueiredo Bezerra Filho

RO

Alysson Maia Fontenele

RR

Mara Elisa Andrade

TO

Denise Dias Dutra Drumond

Os magistrados, indicados como membros do Núcleo, atuam como juízes de cooperação e integram a Rede Nacional de Cooperação Judiciária. Entre outras atribuições, os magistrados devem fornecer todas as informações necessárias para permitir a elaboração eficaz de pedido de cooperação judiciária, bem como estabelecer os contatos diretos adequados. Deverão também identificar soluções para os problemas que possam surgir no processamento dos pedidos de cooperação.

Está previsto, para o segundo semestre deste ano, o 1.º Encontro de Cooperação Judicial da 1.ª Região, durante o qual os juízes de cooperação deverão avaliar os resultados do trabalho e propor mudanças para melhorar, ainda mais, a prestação jurisdicional pela Justiça Federal da 1.ª Região.


0 visualizações