Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

29/05/2013 18:51 - INSTITUCIONAL

Justiça Federal de Mato Grosso realiza treinamento sobre e-Proc

Advogados, procuradores de órgãos públicos, estagiários de direito e servidores da Seção Judiciária de Mato Grosso participaram de treinamentos sobre o Portal da JFMT e o Processo Eletrônico (e-Proc), no último dia 21. Os eventos, que aconteceram em dois horários, um no período matutino e outro no vespertino, tiveram como orientadores a diretora do Núcleo Judiciário (Nucju), Sônia Maria Laturner, e o servidor da Seção de Tecnologia da Informação (Seinf), Jefferson Alecxande Araújo da Silva.

Além de conhecer melhor o portal da Seccional, os participantes receberam informações mais detalhadas sobre a utilização do e-Proc. Foram destacados pontos como a importância de se ter um cadastro atualizado e também a melhor forma de formatar as petições e documentos a serem enviados.

Mesmo sendo utilizado há mais de um ano na JFMT, o e-Proc ainda gera muitas dúvidas entre os seus operadores e foi a partir dessa realidade que surgiu a ideia de se realizar os treinamentos. “Constatamos que muitos advogados tinham dificuldades em peticionar eletronicamente, então organizamos o treinamento para apresentar o sistema e ainda formar replicadores dentro e fora da Seção”, explicou Sônia.

Obrigatoriedade - A Portaria 84/DIREF tornou obrigatório o peticionamento eletrônico no JEF em causas que as partes possuem advogados, nas ações monitórias e nos mandados de segurança, no âmbito da Seção Judiciária de Mato Grosso, desde junho de 2012. O e-Proc também pode ser utilizado nas demais ações, com exceção das criminais, para envio de petições iniciais e incidentais. Conforme a Portaria, essa inovação deve-se à necessidade de aperfeiçoar a gestão documental, eliminando o arquivamento de documentos em papel, cuja ação se traduz em responsabilidade ambiental, entre outros fatores.

“Toda essa tecnologia veio para ajudar e é definitiva. Por isso, a importância de todos saberem como utilizá-la”, frisou o servidor da Seinf, Jefferson Araújo.

Fonte: Seção de Comunicação Social/SJMT


0 visualizações