Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

25/04/2013 18:19 - INSTITUCIONAL

SJDF inicia seu primeiro curso de conciliação

SJDF inicia seu primeiro curso de conciliação

Com o intuito de formar e capacitar conciliadores, teve início na manhã desta quinta-feira, dia 25, o curso ‘Conciliação e suas Técnicas’, promovido pela Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF) em parceria com a Escola de Magistratura Federal da 1.ª Região (Esmaf). Servidores e magistrados da Justiça Federal, além de interessados de outras entidades públicas, acompanharam a primeira série de palestras sobre a importância da mediação e conciliação nos processos de competência da Justiça Federal.

Em sua palestra inaugural, o coordenador do Sistema de Conciliação da 1.ª Região, desembargador federal Reynaldo Fonseca, falou sobre os meios adequados para a administração e resolução de conflitos pela via conciliatória, em consonância com os princípios constitucionais e com as novas exigências impostas ao Poder Judiciário, como no caso da Resolução n.º 125, de 2010, do Conselho Nacional de Justiça, que incumbe os órgãos judiciários de oferecer mecanismos de soluções de controvérsias, em especial os meios consensuais, como a mediação e a conciliação. “Estamos construindo um novo modelo de Justiça, que preserva não a cultura do litígio, mas a cultura do diálogo”, afirmou o desembargador.

Segundo a diretora do foro da SJDF, juíza federal Gilda Maria Sigmaringa Seixas, os resultados alcançados pela Central de Conciliação, instalada permanentemente na SJDF, são bastante positivos. “Esse curso visa formar novos conciliadores capazes de seguir conosco na Central de Conciliação. Temos a colaboração de entidades de vários segmentos e também de faculdades de direito. Queremos pensar, estudar e formar futuros conciliadores da Justiça Federal”, explicou a magistrada.

Também falaram aos presentes o juiz federal Alysson Maia Fontenele, responsável pela Central; o coordenador-geral da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Eduardo Machado Dias; e o juiz federal Társis Augusto de Santana Lima, que abordou a contextualização da competência e conciliação na Justiça Federal. À tarde, foi a vez do professor do UniCeub Vladmir da Matta Gonçalves Borges e do juiz federal Antônio Felipe de Amorim Cadete.

O curso, que se estende até sexta-feira, 26, foi elaborado seguindo os ditames do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Fonte: Seção de Comunicação Social/SJDF


0 visualizações