Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

16/04/2013 18:28 - INSTITUCIONAL

TRF da 4.ª Região apresenta sistema de gestão documental à diretoria do Tribunal

Crédito: Carlos RodriguesTRF da 4.ª Região apresenta sistema de gestão documental à diretoria do Tribunal

Dirigentes das áreas administrativas do TRF da 1ª Região estiveram reunidos nesta terça-feira, dia 16, no Salão Nobre do Tribunal, onde conheceram o Sistema Eletrônico de Informação (SEI) do TRF da 4.ª Região, apresentado pela diretora de Gestão do Conhecimento e gestora do SEI, Patrícia Valentina Ribeiro Santana Garcia. O evento, dividido em dois momentos, foi aberto pelo diretor-geral do TRF, Roberto Elias Cavalcante e contou com a participação do diretor-geral, José Oli Ferraz Oliveira; pelo diretor de Tecnologia da Informação, Cristian Prange, ambos do TRF4; do secretário de Documentação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Vilmar Barros de Castro; e de servidores da casa. O evento também recebeu representantes de outros órgãos interessados na ferramenta, como a Embrapa Transferência de Tecnologia; as secretarias de Fazenda, Habitação e Transportes do Distrito Federal; além do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que está em fase de testes do software.

A palestrante, Patrícia Valentina, explicou que a equipe do TRF da 4.ª Região desenvolveu o sistema a partir da necessidade de modernizar a atividade administrativa do órgão, pois já contavam com a modernização do processo judicial eletrônico com o sistema e-PROC. “Além disso, nós precisávamos promover a gestão do conhecimento e, numa região grande como a nossa, que possui muitas subseções e bastante interiorizadas, era necessário reunir as pessoas, reunir a atividade administrativa, promover a sinergia e a coerência das decisões administrativas. Como não achamos uma solução pronta, resolvemos desenvolver a nossa!”, afirmou a gestora.

A ferramenta já foi cedida a outros 17 órgãos públicos, entre eles a Defensoria Pública-Geral da União (DPGU), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), a prefeitura de Porto Alegre/RS e o Tribunal Regional Federal da 3.ª Região. “O TRF da 4.ª Região faz a cessão do software gratuitamente, mas é regulamentado com critérios para que sejam entidades públicas sem fins lucrativos que possam utilizá-lo, pois foi gerado na atividade pública. Então é de todos”, explicou Patrícia.

O diretor-geral do TRF da 1.ª Região, Roberto Elias Cavalcante, destacou que o objetivo do encontro foi conhecer melhor o sistema utilizado na 4ª Região e apresentá-lo aos dirigentes do Tribunal. “Essa ferramenta, muito elogiada em outros órgãos e tribunais, agrega uma mudança cultural quanto ao uso do processo administrativo. Nesse primeiro momento, o objetivo é colher a opinião das pessoas a respeito do sistema, para que possamos fazer uma avaliação sobre a possibilidade de trazê-lo para o TRF da 1.ª Região”, afirmou o diretor-geral. E concluiu: “Como trata-se de um produto pronto, acabado e já em uso, nós economizaríamos etapas de desenvolvimento e teríamos um uso efetivo mais rápido.”

O SEI é um sistema eletrônico administrativo voltado para a gestão documental. Para a diretora do Centro de Estudos e Apoio à Gestão Organizacional (Cenag), Bárdia Tupy, a ferramenta proporcionaria uma mudança de cultura, saindo do processo em papel, além do avanço na cultura organizacional. “É uma ferramenta extremamente ágil, moderna e fácil. Ela reúne todo o trâmite de processos administrativos, ou seja, temos o controle desde uma contratação, uma licitação, até a movimentação de servidores, autorizações de viagem, edição de normas e documentos. Enfim, é ferramenta de gestão administrativa que centraliza todos os processos virtualmente, tornando a gestão mais rápida, o controle dos documentos mais eficaz e, principalmente, o cumprimento do princípio da transparência”, ratificou.

A partir dessa apresentação, a Administração do Tribunal irá avaliar a viabilidade e o impacto de uma possível implantação no âmbito da Primeira Região.

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1.ª Região


0 visualizações