Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

18/06/2012 16:37 - INSTITUCIONAL

Presidente do TRF participa da solenidade de apresentação da nova diretoria do foro de Minas Gerais

Com 68 varas federais, sendo 34 na capital e 34 no interior, 118 magistrados, 1.712 servidores ativos, mais de 653 mil processos em tramitação na seccional e outros mais de 391 mil no TRF/ 1.ª Região, a Seção Judiciária de Minas Gerais - a maior da Primeira Região -, no dia primeiro de junho, passou a ser administrada pelos juízes federais Guilherme Doehler, diretor do foro, e André Prado, vice-diretor, eleitos para o biênio 2012-2014 durante sessão do Conselho de Administração do Tribunal Regional Federal da Primeira Região do dia 17 de maio. A solenidade de apresentação dos novos dirigentes aconteceu no último dia 15 de junho, na sede da seccional, em Belo Horizonte, e contou com a presença do presidente do TRF, desembargador federal Mário César Ribeiro, que conduziu os trabalhos da mesa.

Na ocasião, o presidente afirmou que “ambos os magistrados foram escolhidos pelos seus méritos e pelas suas reconhecidas capacidades de juízes íntegros, trabalhadores, que sempre estiveram disponíveis aos chamados do TRF da 1.ª Região”. E completou confiante: “Vossas excelências, seguramente, farão uma grande administração”.

Mário César Ribeiro falou também de sua emoção ao retornar a Minas Gerais, seu estado natal. “Aqui nasci, na então pequena Pará de Minas, e daqui levei as melhores lembranças de um ser humano, as da infância que passei no interior mineiro”, recordou. Ao falar dos expressivos números da Justiça Federal /MG, o presidente do TRF anunciou melhorias para a Seção Judiciária, tanto no campo tecnológico, com a reforma do Centro de Processamento de Dados, como no estrutural, com a realização de obras de reforma e serviços nos prédios, que vão desde impermeabilizações, limpeza de fachadas, até reforma da rede hidráulica, entre outros. “Sabemos que a Justiça Federal reclama instrumentos administrativos modernos, que lhes possibilitem atuar com presteza e celeridade, sem que isso venha prejudicar a qualidade exigida na sagrada tarefa de aplicar o Direito”, afirmou.

Ao destacar as características de Minas Gerais e do povo mineiro, Mário César Ribeiro falou de uma das metas fixadas para sua administração, que é buscar maior aproximação do Tribunal com as seções e subseções judiciárias. “Acredito que constituímos um único corpo, sendo importante que somemos esforços para alcançar nosso objetivo comum, de entregar uma prestação jurisdicional célere e efetiva aos brasileiros da Primeira Região. Sabemos que eles não querem uma justiça do amanhã; desejam a justiça do hoje”.

O presidente falou, ainda, das dificuldades e carências de toda ordem, presentes no dia a dia da Justiça Federal. “É nas dificuldades que mais nos unimos; elas não nos abatem, fortalecem-nos o instinto de coesão, pois como a história de Minas e de seu povo assinala: ‘trazemos no sangue a resistência a todos os tipos de adversidade; sempre enfrentamos vitoriosamente a fatalidade do destino e as contingências da vida’”.

Mário César Ribeiro ainda discorreu sobre a importância de se valorizar o capital humano. “Urge, em cada momento em que desempenhamos nosso ofício, que nossa atenção esteja voltada para nossos colaboradores e jurisdicionados, sendo premente que façamos uma verdadeira cruzada pela promoção humana”, disse.

O presidente destacou o trabalho realizado pelo juiz federal Itelmar Raydan Evangelista e Guilherme Doehler, que deixaram os cargos de diretor e vice-diretor do foro, respectivamente. “Foram inúmeras as realizações da administração que ora se encerra, tendo sido de grande relevo para o TRF da Primeira Região a colaboração prestada por esta Seção Judiciária”, afirmou.

Aos novos dirigentes da seccional mineira, o presidente lembrou os desafios que os aguardam, ao mesmo tempo em que demonstrou sua confiança no trabalho de ambos. “Tenham certeza de que estaremos juntos nessa caminhada, em prol da justiça acessível e efetiva para nosso povo.”

Ao se despedir dos presentes, o ex-diretor do foro, juiz federal Itelmar Raydan Evangelista, fez uma retrospectiva do período em que esteve à frente da Diref, desde que assumiu, em julho de 2010, desenhando o cenário de transformações pelas quais passou o Poder Judiciário nesse período, com destaque para a virtualização do processo, e da prestação jurisdicional, e para o que chamou de “a era das metas, de resultados, tanto judiciais quanto administrativas”. Ele registrou que todo o trabalho executado no biênio foi pautado na “lealdade à Administração do TRF/ 1.ª Região e na fidelidade estrita aos princípios que orientam a atividade administrativa, destacando-se os da legalidade, moralidade, impessoalidade, transparência, perseguindo, em cada ato, a incessante busca pela eficiência”.

Itelmar ainda agradeceu o apoio dos magistrados e enalteceu o trabalho da área administrativa da seccional. “Se magistrados, servidores e operadores do direito que frequentam esta Casa podem usufruir do conforto e da segurança oferecidos por esta instituição, devemos isto ao quase invisível, e às vezes até mal compreendido, mas importante e intenso trabalho da área administrativa”. Despediu-se afirmando: ”Trago na alma a leveza do dever cumprido e a riqueza das experiências vividas”.

O novo diretor do foro, Guilherme Doehler, emocionado e honrado pela assunção da diretoria do foro da maior seccional da Primeira Região, agradeceu a todos que prestigiaram a cerimônia, especialmente ao presidente Mário César Ribeiro pela deferência de se fazer presente ao evento. Ele falou da importância da função assumida. “A designação para essas relevantes e árduas funções (...) trazem orgulho aos empossandos porque traduzem o reconhecimento da corte à qual somos vinculados, de que nossas vidas funcionais e pessoais não apresentam qualquer mácula e nos colocam em posição de receber do egrégio TRF/ 1.ª Região o crédito dessa designação”. E anunciou: “Honrar essa confiança expressa no ato do presidente desempenhando as relevantes funções que me estão sendo delegadas com lealdade, dedicação e obediência aos dogmas explícitos e implícitos lançados na Constituição Federal é meta da qual não me distanciarei, norteado, sempre, pela observância irrestrita e permanente da moralidade administrativa, impessoalidade, legalidade, transparência e igualdade, no intuito de zelar pelo bom nome e assegurar o funcionamento eficiente da Justiça Federal da Minas Gerais”.

O novo diretor do foro da SJMG proclamou perante todos, ao lado do vice-diretor, André Prado, o compromisso de dar continuidade ao bom trabalho realizado pelo juiz federal Itelmar Raydan Evangelista, que deixou o cargo, bem como: “cumprir fielmente, sem quaisquer desvios, a Constituição e as leis; perseguir o interesse público, compreendido aqui no sentido estrito e preciso de bem comum; exercer com responsabilidade, hombridade, cortesia e senso de justiça o encargo que agora recebo, sem esquecer jamais que por trás de cada requerimento, oculto sob as páginas de cada processo, sempre existirá uma pessoa, um semblante ansioso aguardando por uma solução que muitas vezes definirá até mesmo o rumo de sua vida”.

Homenagens - Como parte da solenidade, o Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais - SITRAEMG, procedeu à entrega de uma placa em homenagem ao ex-diretor do foro, Itelmar Evangelista, pelo tratamento cordial e respeitoso dispensado ao sindicato no último biênio. O novo diretor do foro, Guilherme Doehler, também foi homenageado pelos servidores da 19.ª Vara Federal dos quais recebeu uma placa com votos de sucesso. O público também foi brindado pela apresentação do coral Arte em Canto, do SITRAEMG.

Além do presidente do TRF, do ex-diretor e dos novos dirigentes do foro mineiro, integraram a mesa de honra o ministro do STJ e presidente da Academia Jurídica de Letras de Minas Gerais, Adhemar Maciel; o general Ilidio Gaspar filho, comandante da 4.ª Região Militar; o desembargador do TJMG, Carlos Augusto Barros Levenhagen; o procurador-chefe da República em Minas Gerais, Adailton Ramos do Nascimento; o representante da OAB/MG, ex-presidente Marcelo Leonardo; e o delegado regional executivo da Superintendência da PF/MG, Rodrigo de Melo Teixeira.

Prestigiaram a solenidade, entre diversas autoridades, os desembargadores federais do Tribunal Amilcar Machado, também diretor da Esmaf, Ângela Catão, Antônio Sávio e Eustáquio Silveira; os juízes federais em auxílio à Presidência, Carlos Augusto Pires Brandão, e à Coger, Lincoln Faria; o vice-presidente da Ajufe - 1.ª Região, Ivanir César Ireno; o presidente da Ajufer, Roberto Veloso; o diretor-geral do TRF, Roberto Elias Cavalcanti; o secretário-geral da Presidência, Paulo Cardoso de Oliveira; o diretor da Secad/MG, Geraldo Caixeta de Oliveira; juízes federais da SJMG, membros do Ministério Público Federal, autoridades civis e militares, diretores e servidores da Justiça Federal.


0 visualizações