Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

12/04/2012 09:55 - INSTITUCIONAL

Presidente instala 4.ª Vara de Juiz de Fora

O presidente Olindo Menezes instalou ontem a 4.ª Vara Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais. O evento, bastante prestigiado, aconteceu na sede do foro, localizada no centro da cidade. A subseção de Juiz de Fora é a decana das subseções da 1.ª Região e existe desde 1987, antes mesmo da criação dos TRFs em 1988, e, hoje, tem jurisdição sob 49 municípios. Tramitam no local cerca de 39 mil processos.

Para o diretor do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, Itelmar Raydan Evangelista, a criação de mais uma vara na região significa algo além do conforto. “É uma providência que se fazia necessária para dar vazão à procura calorosa dos jurisdicionados desta proeminente região da Zona da Mata mineira”, explicou. Ele também informou que a instalação da 5.ª Vara da Justiça Federal de Juiz de Fora está prevista para 2014. “A Justiça cresce em público e soluções. Devo salientar que o TRF/1.ª Região não tem poupado esforços para garantir as condições necessárias a este progresso”, acrescentou.

Para receber a 4.ª Vara Federal foi necessário alterar a competência da 1.ª, 2.ª e 3.ª Vara da subseção e estabelecer a redistribuição de processos entre os juízos. A diretora do foro da subseção local, Maria Helena Carreira Alvim, que, até então, era titular da 1.ª Vara, assumiu o órgão recém-instalado, de competência mista, e o juiz federal José Alexandre Franco, assumiu a 1.ª Vara do local, que tem competência de juizado especial federal.

Durante o biênio 2010-2012, além da 4.ª Vara de Juiz de Fora, foram instaladas varas em Belo Horizonte, Contagem, Ipatinga, Montes Claros, Uberlândia, Pouso Alegre, Paracatu, Manhuaçu, Muriaé, Teófilo Otoni e Unaí. O presidente Olindo Menezes lembrou que a vara de Juiz de Fora é a última a ser instalada em Minas Gerais durante sua gestão e agradeceu o apoio do diretor do foro da SJMG na realização da empreitada. “A marca de sua iniciativa, de sua coragem para enfrentar desafios e da sua grandeza moral constará de forma permanente na edificante história da Justiça Federal de Minas Gerais”, afirmou o presidente.

Homenagem - Em nome da Seção Judiciária do estado, o juiz federal Itelmar Raydan Evangelista entregou ao presidente Olindo Menezes uma placa de agradecimento pelo apoio recebido durante a gestão para dotar a seccional mineira das condições ideais à expansão e execução célere e eficiente da prestação jurisdicional.

Posse - Após a solenidade de inauguração da vara, foram empossados cinco novos servidores da subseção, ocasião em que o presidente Olindo Menezes deu as boas-vindas a todos e lembrou a importância do trabalho dos servidores para a realização de um serviço de excelência na Justiça Federal.

Presenças - Inúmeras autoridades prestigiaram o evento, entre elas o conselheiro do CNJ e desembargador federal Tourinho Neto, o corregedor regional da 1.ª Região, Cândido Ribeiro, a desembargadora federal Mônica Sifuentes, os juízes em auxílio à Presidência, José Alexandre Franco e Saulo Casali, os juízes em auxílio à Corregedoria, César Cintra e Lino Osvaldo, o presidente da Ajufer, Roberto Veloso, o presidente da comissão de instalação das novas varas, Frederico Bezerra, e o assessor especial da Presidência, Euvaldo Pinho.

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1.ª Região


0 visualizações