Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

29/02/2012 10:31 - INSTITUCIONAL

Encerrado o II Encontro de Gabinetes e Secretaria Judiciária

Prosseguiram na tarde de ontem, 28, os trabalhos pautados para o segundo e último dia do II Encontro de Gabinetes e Secretaria Judiciária do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1.ª Região.

Dessa vez, os temas apreciados foram o relatório mensal do CNJ, os planos de capacitação para 2012, a rotina de gestão de processos e o novo editor de textos a ser utilizado pelos gabinetes e pela Secretaria Judiciária (Secju). Na segunda-feira, 27, quando se iniciaram as atividades do evento, foram abordados temas que tratam dos aspectos gerais do Mutirão Judiciário em Dia, do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e do processo digital no âmbito do TRF da 1.ª Região.

O evento, promovido pela Universidade Corporativa da Justiça Federal da Primeira Região (UniCorp) em conjunto com a Secretaria de Recursos Humanos (Secre), com a participação da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin), obteve número expressivo de participantes e tratou de temas voltados à implementação de ações de educação continuada, aperfeiçoamento de rotinas de trabalho no âmbito dos gabinetes e troca de experiências, principalmente as relativas ao processo digital, conforme os objetivos contidos no Plano Estratégico da Justiça Federal da Primeira Região, aprovado pela Resolução/Presi 600-27, de 17 de dezembro de 2009.

Segundo Eugênio Garcia, diretor da Divisão de Procedimentos Diversos da 1.ª Turma da Secretaria Judiciária, o Encontro serviu para consolidar os estudos que vêm sendo feitos pelo grupo de trabalho que atua no desenvolvimento do processo digital, do qual é integrante. Segundo Garcia, “o que há de melhor no Encontro é a difusão dos trabalhos que vêm sendo feitos e que podem ser levados para cada gabinete. É muito proveitoso para todos”. Marcos Toledo, chefe de gabinete do desembargador federal Reynaldo Fonseca, acha muito importante esse tipo de reunião. Diz que foi ao Encontro mais para ouvir, mas que o achou proveitoso e interessante e que considera a proposta do encontro “cumprida”, pela troca de ideias que efetivamente aconteceu.

Para Fabrício Ferreira, chefe da assessoria do desembargador Daniel Paes Ribeiro, a primeira coisa que aprendeu no Encontro foi que “o Tribunal precisa conversar” e que essa é uma prática que deve ser desenvolvida. Segundo o assessor, o encontro proporciona uma conversação importante entre os gabinetes. Para Andréia Melo, servidora daquele gabinete, é importante que as pessoas se encontrem e troquem experiências. Ambos concordam que o Encontro foi bastante proveitoso por possibilitar a circulação de ideias.

De forma prática, as informações e as propostas recolhidas durante o evento serão objeto de análise, avaliação e consolidação por parte dos setores envolvidos, para que tracem as necessárias estratégias de implantação dos novos métodos e procedimentos.

Ao encerrar o evento, o presidente Olindo Menezes afirmou ter certeza de que o Encontro foi muito proveitoso. Em seguida, agradeceu a todos que colaboraram para a realização dos trabalhos. Àqueles que participaram do Encontro, o presidente pediu que sejam “multiplicadores em seus ambientes de trabalho dos conhecimentos que adquiriram aqui”.

Por fim, ao referir-se às tecnologias desenvolvidas e aplicadas no âmbito do TRF, disse que os sistemas apresentados representam “um salto qualitativo e quantitativo incomensurável para o nosso Tribunal”.

O II Encontro de Gabinetes do TRF/ 1.ª Região contou ainda com a participação do juiz federal em auxílio à Presidência, José Alexandre Franco, do diretor-geral da Secretaria, Felipe Jacinto, de diretores de secretaria, chefes de assessoria e gabinete, bem como de servidores do Tribunal.

O I Encontro de Gabinetes do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região ocorreu em 19 de maio de 2010 e teve entre suas premissas assegurar bases para a efetiva prestação jurisdicional, fomentar parcerias, trocar experiências e disseminar as boas práticas entre os servidores que de alguma forma colaboram na atividade judicante.

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1.ª Região


0 visualizações